Com 100% de aprovação nos projetos do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) comemora 2023 de muitos avanços para o Paraná

13/12/2023 11h28 | por Assessoria Parlamentar

“Sem dúvida, foi um ano extremamente positivo em que pudemos aprovar uma série de projetos enviados à Casa pelo Poder Executivo, com a velocidade da qual o Paraná”, afirma Hussein Bakri.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Líder do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) diz encerrar 2023 com o sentimento de dever cumprido com o povo paranaense. O parlamentar destaca que a Casa teve papel fundamental para garantir a aprovação de pleitos históricos do funcionalismo para a reestruturação de várias carreiras do Estado; da criação de estruturas estaduais voltadas à defesa da mulher, do indígena e da pessoa com deficiência; e também da implementação do Fundo Estadual para Calamidades Públicas buscando garantir agilidade no auxílio aos municípios diante do grande volume de chuvas que atingiu boa parte do Paraná recentemente.

“Sem dúvida, foi um ano extremamente positivo em que pudemos aprovar uma série de projetos enviados à Casa pelo Poder Executivo, com a velocidade da qual o Paraná precisa, mas sem deixar de ouvir os deputados e a sociedade sobre melhorias em cada uma das propostas que foram votadas. Agradeço aos colegas da base aliada pela parceria em todos os momentos; à bancada de oposição pela relação sempre respeitosa; ao governador Ratinho Junior pela confiança em nossa atuação; e aos 11,4 milhões de paranaenses que entregaram os rumos do Estado em nossas mãos”, afirma Hussein Bakri.

Entre os projetos aprovados ao longo do ano, o Líder do Governo ressalta a reestruturação de carreiras importantes para o funcionamento da máquina pública estadual como funcionários de escolas, Polícia Civil, Polícia Científica, servidores da saúde e técnicos universitários. Também menciona a criação do Conselho dos Povos Indígenas bem como dos Fundos dos Direitos da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Na educação, os deputados aprovaram a transformação dos 23 colégios agrícolas do Paraná em cooperativas-escolas e a instituição do pagamento de bônus de R$ 3 mil a cada servidor dos colégios estaduais que tiverem bom desempenho no IDEB. Além disso, o Estado foi autorizado a contratar um empréstimo internacional de US$ 150 milhões para construir 6 mil moradias destinadas a famílias que vivem em áreas de risco, e um financiamento de R$ 495 milhões junto ao BNDES para custear grande parte da construção do Moegão em Paranaguá, maior intervenção portuária do país e que vai aumentar em 63% a capacidade de descarga dos trens que chegam ao porto com grãos e farelos.

“Também não posso deixar de destacar a participação da Assembleia no programa estadual Asfalto Novo, Vida Nova, destinando R$ 200 milhões para pavimentar a área urbana de todos os municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. E a realização da Assembleia Itinerante em nove cidades, aproximando a Casa dos paranaenses para ouvir de perto as demandas de cada região”, avalia Hussein Bakri.

Para 2024, ano de eleições municipais, o Líder do Governo projeta uma agenda legislativa mais intensa no primeiro semestre. “Como se trata de um ano eleitoral, todos sabem das restrições legais que teremos a partir de julho bem como da participação dos deputados nesse processo, tanto no papel de candidatos a prefeito quanto de cabos eleitorais nos municípios. Mas é claro que seguiremos tratando de pautas importantes do Governo, porque a estrutura do Estado é dinâmica e precisa estar sempre preparada para bem atender os 11,5 milhões de paranaenses.”