Descentralização é tema de reunião da Comissão de Cultura em Maringá

16/10/2019 17h11 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), vai reunir autoridades estaduais, municipais e classe artística na próxima sexta-feira (18) no Centro de Ação Cultural (CAC), em Maringá, para um bate-papo sobre as recentes medidas do governo estadual que visam descentralizar as ações, atividades e políticas públicas voltadas para a cultura. O evento inicia às 9 horas, com recepção a partir das 8h30min.

Dentre os temas a serem abordados, estarão a interiorização das ações e recursos públicos; o novo edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice); a regulamentação do Fundo e do Sistema Estadual de Cultura; e a atuação do Conselho Estadual de Cultura. Já os gestores municipais deverão tratar dos desafios para a implantação dos Sistemas, dos Fundos e dos Conselhos Municipais de Cultura, seguindo a orientação do Plano Nacional de Cultura.

“Queremos ouvir a comunidade artística para que os parlamentares possam contribuir e incentivar melhor essas ações de interiorização”, definiu o presidente da Comissão de Cultura da Alep, deputado Delegado Recalcatti (PSD). “É muito importante que a Comissão possa atuar como interlocutora entre as diversas partes envolvidas e também cumprir o seu papel de fiscalizadora das políticas públicas voltadas para a Cultura”.

Segundo o parlamentar, o secretário de Comunicação Social e de Cultura, Hudson José, tem cumprido com o seu plano de descentralização que foi anunciado logo nos primeiros meses deste governo. “Acredito que este seja o caminho para que a produção cultural e artística mantida ou financiada com recursos públicos chegue a todo o Paraná”, avaliou Delegado Recalcatti.

O secretário Hudson José estará representado pela assessora técnica da superintendência da Cultura, Elietti de Souza Vilela, que irá apresentar os planos e projetos do governo estadual. Os municípios serão representados pelos coordenadores do Grupo de Gestores dos 7 Grandes Municípios, Miguel Fernando Peres Silva, e do Fórum de Gestores Municipais de Cultura da RMC, Fernando Cordeiro. Eles são secretários municipais de Cultura de Maringá e Quitandinha, respectivamente.

“O importante é que esses assuntos sejam amplamente discutidos e difundidos para que produtores, artistas e gestores possam aumentar as suas chances de acesso aos recursos e investimentos públicos”, disse Delegado Recalcatti. Segundo ele, a participação na reunião da Comissão de Cultura é aberta a todos os interessados.

SERVIÇO:

Reunião da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa

Dia 18, sexta-feira, 8h30min

Centro de Ação Cultural de Maringá (CAC)

Av. Paraná, 793, Centro

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação