Diagnóstico precoce do câncer de mama garante cura em 95% dos casos

04/10/2021 18h17 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Audiência publica marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa na Assembleia Legislativa do Paraná.

Audiência publica marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Thais Faccio

Audiência publica marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa na Assembleia Legislativa do Paraná.

Depois de participar como palestrante da audiência pública “Mulher Por Inteiro”, na manhã desta segunda-feira (4), que deu início às ações da campanha Outubro Rosa da Assembleia Legislativa do Paraná, o mastologista Cícero Urban, do centro de Doenças da Mama e do hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, recebeu uma menção honrosa da deputada Cantora Mara Lima (PSC), autora de lei que criou a Campanha no estado, no plenário da Casa no início da sessão. Ele destacou que o mês é muito importante para o reforço nas ações de prevenção ao câncer de mama e também ao de colo de útero. Mesmo assim, lembrou que o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, com 66 mil novos casos esperados para 2021 no Brasil e que a cada dia, provoca a morte de 48 mulheres entre 30 e 69 anos. Mas a chance de cura, segundo o médico, é de 95% quando há o diagnóstico precoce. O médico ainda pontuou que, além dos fatores de risco -  genéticos, hormonais, reprodutivos - existem outros relacionados ao estilo de vida. Prática de atividade física regular, boa alimentação e levar uma vida mais saudável, evitando principalmente o tabagismo, além, é claro, da mamografia regular, são fundamentais.

Cícero Urban observou ainda os avanços da legislação para o acesso aos tratamentos, mas disse que ainda há muito para se avançar.

(Sonora)

Também receberam menção honrosa o médico cirurgião plástico Marcelus Nigro, além de Sabrina Matos do Instituto Humsol, Claudia Gaby, paciente recuperada de um câncer de mama, e Simone Ribeiro, representando a FEMAMA.

A deputada Cantora Mara Lima, que também organizou a audiência sobre o tema, destacou os anos da campanha no Paraná e reforçou a importância da prevenção, mesmo em tempos de pandemia.

 (Sonora)

O Outubro Rosa foi criado como um mês dedicado às ações preventivas à integridade da saúde da mulher, como o câncer de mama e de colo do útero, conforme a lei 16.935/2011. A audiência e a entrega da menção honrosa foram as primeiras de uma série de ações que serão desenvolvidas na Assembleia ao longo do mês.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação