Dois projetos incluem espetáculos da Paixão de Cristo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná

01/04/2015 16h46 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
  A Via  sacra Viva de cascavel acaba de entrar para o Calendário Oficial de Eventos do Paraná e a  Paixão de Cristo, celebrada em Maringá,  deve ser incluída nos próximos dias. No caso da Via Sacra, a iniciativa foi do deputado petista professor Lemos, que apresentou um projeto  de lei. O mesmo que fez o deputado Evandro Araújo, do PSC para a encenação da Paixão de Cristo.

As duas celebrações são tradicionais nos dois municípios  e são feitas ao ar livre, levando uma multidão para os locais em que acontecem, sempre na sexta-feira santa.

Para o professor Lemos, o objetivo do projeto é  tornar o evento ainda mais conhecido.

(sonora)

O projeto apresentado por Evandro Araújo  está em tramitação na Assembleia. Deve passar pela CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça,  nos próximos dias. O espetáculo, que começou há 13 anos,  envolve cerca de trezentos atores, profissionais e amadores, todos voluntários. E costuma atrair um público de até 60 mil pessoas  de toda a região.

Para o parlamentar,  incluir a paixão de Cristo no  roteiro de eventos do Paraná significa mais do que acrescentar uma data ao calendário. Valoriza ainda mais o trabalho grandioso de cada um dos participantes do projeto.

(Sonora)

Ao longo dos anos as celebrações da Semana Santa se profissionalizaram e se  transformaram em  verdadeiros espetáculos a céu aberto em diversos municípios brasileiros.  Caso da de  Nova  Jerusalém,  em Pernambuco. O local vira uma cidade-teatro nesta época do ano e toda a comunidade local participa.  No Paraná não é diferente. Além de Maringá e Cascavel, a celebração do grupo Lanteri na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, é tradicional e encanta o público que vem assistir de perto a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É por isso que todas merecem ser reconhecidas e valorizadas pelo Poder Público. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.