Dr. Batista fala a servidores da Assembleia sobre a importância da medicina preventiva O deputado e médico enfatizou o valor da boa alimentação, rica em fibras, da ingestão de água e da prática regular de exercícios físicos.

26/02/2018 11h46 | por Sandra C. Pacheco
 Palestra sobre "Medicina Preventiva" com o deputado Dr. Batista (PMN), na manhã desta segunda-feira (26).

Palestra sobre "Medicina Preventiva" com o deputado Dr. Batista (PMN), na manhã desta segunda-feira (26).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

 Palestra sobre "Medicina Preventiva" com o deputado Dr. Batista (PMN), na manhã desta segunda-feira (26).



A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, o deputado Dr. Batista (PMN) fez na manhã desta segunda-feira (26) uma palestra para servidores da Assembleia Legislativa do Paraná e outros interessados sobre saúde e a importância da medicina preventiva. O evento aconteceu no Plenarinho da Casa, que ficou lotado, e registrou a visita do deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), acompanhado por uma equipe de médicos do Hospital Cajurú.

Em linguagem simples e acessível, o parlamentar, que é médico especializado em cirurgias gástricas e atua na Santa Casa de Maringá, falou durante cerca de uma hora, enfatizando a importância da boa alimentação, rica em fibras (frutas, legumes e verduras), da ingestão de líquidos, principalmente água, e da prática de esportes e exercícios físicos para a manutenção de uma boa saúde.

Destacou também práticas que devem ser evitadas, com ênfase para a automedicação, capaz de mascarar doenças e provocar graves danos à saúde, com consequências até mesmo letais. Apontou igualmente os riscos de deitar logo após comer, a dificuldade digestiva decorrente do consumo de líquidos durante as refeições, principalmente refrigerantes, e do consume excessivo de carnes, gorduras e frituras. Finalmente, assinalou a necessidade de cuidados higiênicos e a influência do bom-humor para que o ser humano se mantenha saudável e disposto.

Desta feita Dr. Batista também exibiu para os participantes um vídeo de procedimento cirúrgico efetuado por ele. Tratava-se da retirada de vesícula através de vídeolaparoscopia, um método bem menos invasivo que uma cirurgia aberta. Segundo ele, os avanços tecnológicos têm tido grande repercussão na medicina, reduzindo os riscos inerentes a vários procedimentos. Enquanto o filme era exibido, ele explicou que as pedras na vesícula são resultado, no mais das vezes, do consumo de alimentos gordurosos. 

Ouça o Podcast relacionado






Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação