Em expediente, deputado Ney Leprevost (União) requer reativação de linha de ônibus Inter-Hospitais na capital

26/03/2024 10h56 | por Assessoria Parlamentar

“A linha de ônibus Inter-Hospitais nunca visou lucro, foi criada para servir ao social e a saúde para transportar os profissionais e os cidadãos mais necessitados até os serviços hospitalares e laboratoriais da capital”, afirmou Ney Leprevost.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, encaminhou expediente à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), com cópia ao prefeito, solicitando a reativação da linha e a ampliação da linha de ônibus Inter-Hospitais, criada em 1997, quando o parlamentar era vereador da capital paranaense

A linha Inter-Hospitais se consolidou como opção para atender aos usuários em seu deslocamento para instituições de saúde. Os ônibus da linha Inter-Hospitais saíam da rodoviária de Curitiba e percorriam os principais hospitais e centros médicos da capital, com veículos adaptados com elevadores e sistema de som para atender pessoas com necessidades especiais.

Porém, de acordo com o deputado, no ano de 2020 a linha foi desativada pelo prefeito.

O deputado destaca ainda que a linha de ônibus Inter-Hospitais serviu inclusive de modelo para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), por exemplo, colocar em funcionamento a linha de ônibus Inter-Clínicas, inspirada nela.

Região Metropolitana

O parlamentar também encaminhou expediente à Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), sugerindo a criação de outras linhas interligando os hospitais aos municípios da Região Metropolitana.

“A experiência bem-sucedida dessa linha na capital evidencia sua eficácia e relevância para a população. No entanto, a abrangência de tal serviço não deve se limitar à capital, mas sim se estender por toda a região metropolitana, alcançando os municípios que a compõem. A criação de Linhas Inter-Hospitais na Grande Curitiba não apenas facilitará o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, mas também promoverá a integração e a eficiência do sistema de atendimento médico em toda a região”, afirmou Leprevost.