“Uma das Casas Legislativas mais bem estruturadas do país”. Foi o que disseram os deputados estaduais que visitaram a Assembleia Legislativa do Paraná, na manhã desta segunda-feira (15), a convite do presidente Ademar Traiano (PSDB) e do deputado Ademir Bier (PMDB). Eles estão em Curitiba para o lançamento oficial da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece em junho em Foz do Iguaçu. São cerca de vinte parlamentares que integram a direção da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) vindos de diversos estados. Caso do deputado Luciano Nunes (PSDB/PI). Para ele, o encontro na tríplice fronteira, deve entrar para a história como um dos melhores já realizados.
(Sonora)
Esta é a primeira vez que a Conferência acontece no Paraná e a expectativa é reunir em Foz do Iguaçu, em torno de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, representantes de entidades nacionais e internacionais. O tema será “O Brasil e suas Reformas”. Os parlamentares vão debater e reforçar a importância do Poder Legislativo nos estados, a crise econômica e política, entre outros assuntos. como lembra o deputado Heitor Júnior (PDT/AC).
(Sonora)
Durante a reunião de trabalho antes do lançamento, o presidente da Unale, o deputado Adjuto Afonso (PDT/AM), adiantou pontos importantes tratados no encontro, como a escolha da próxima sede da conferência. Ele deixa a função que exerceu por um ano e fez uma reflexão positiva do mandato.
(Sonora)
A Conferência serve para promover uma troca de experiências entre os Parlamentos estaduais com o objetivo de ampliar as políticas públicas nos estados, com novas ideias apresentadas durante o evento.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.