Emendas favorecem municípios no Sistema Estadual de Cultura

23/04/2020 09h31 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Assessoria parlamentar

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Atendendo a um pedido dos gestores municipais de Cultura, foram aprovadas na quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Paraná três emendas ao projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Cultura (SEC). A proposta será submetida a uma terceira votação na próxima segunda-feira (27), sendo necessária ainda a votação em redação final para, depois seguir para sanção do governador do Estado.

As emendas ao projeto de Lei passaram a assegurar a criação de Sistemas Municipais de Cultura; o repasse de fundo a fundo entre Estado e municípios; e a inclusão do Fundo Estadual de Cultura como fonte de recursos do Sistema Estadual de Financiamento à Cultura.

“São medidas complementares, negociadas com os gestores e a classe artística, que melhoraram o texto original da proposta encaminhada pelo governo”, afirmou deputado Delegado Recalcatti, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa. “O Sistema Estadual de Cultura é fundamental para a gestão da cultura no Estado”, completou.

A criação do Sistema Estadual de Cultura vai finalmente habilitar o Paraná par ser inserido no Sistema Nacional de Cultura. Além de integrar o banco nacional de dados e gestão, o Estado também poderá se candidatar a recursos de investimentos e programas federais.

Municípios – Uma das emendas aprovadas estimula que os municípios também criem Sistemas de Cultura próprios para que possam ser integrados aos Sistemas Estadual e Federal. O primeiro passo deverá ser a instituição de fundos e conselhos. Isso vai fortalecer e descentralizar as políticas públicas.

Financiamento – A segunda emenda ao projeto de Lei incluiu o Fundo Estadual de Cultura (FEC), criado em 2011, como parte integrante do Sistema Estadual de Financiamento à Cultura. Além dos recursos do FEC, os financiamentos são assegurados pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE)

Fundo a fundo  – A terceira emenda aprovada autoriza os repasses de fundo a fundo entre as esferas estadual e municipal, como modalidade de cofinanciamento da Cultura. A medida deverá ser regulamentada por decreto do governador e os recursos não poderão ser utilizados para pagamento de salários e encargos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação