Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira (22), em 1ª discussão, o projeto do Governo que prevê a estadualização da rodovia conhecida como Estrada da Juranda, que liga os municípios de Tamboara e São Carlos Ivaí (e a PR-492 à PR-559). Ela é uma importante rota dos motoristas da região Noroeste do Paraná. Para o deputado Tião Mederios, (PTB), presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Casa, por onde passou o projeto nesta segunda-feira (21), e que se empenhou pessoalmente para a tramitação do projeto, a estadualização representa o primeiro passo para as obras de asfaltamento do trecho. O projeto de pavimentação da Estrada da Juranda está em fase avançada, inclusive com os estudos ambientais já prontos.
Para o relator do projeto na Comissão de Obras, o deputado Felipe Francischini (SD), a estadualização vai beneficiar toda a população que vive nos municípios, a maior parte formada por agricultores.
(Sonora)
Depois das obras concluídas, o tráfego na região deve melhorar influenciando na segurança dos motoristas e impactando de forma positiva na vida econômica de pequenos produtores rurais do Noroeste. O projeto ainda precisa passar por mais duas votações para ir à sanção do governador Beto Richa (PSDB).