Em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, a Gincana da Cidadania foi mais um sucesso! Contou com a participação de cerca de 150 alunos dos Colégios estaduais Leonardo da Vinci (que sediou o evento), Monteiro Lobato e Colégio Estadual de Dois Vizinhos, que foi o vencedor da disputa. Todas as questões que os estudantes respondem durante a prova estão relacionadas ao conteúdo do Guia do Cidadão. As etapas são gravadas e mais tarde, a Gincana vai ser transformada em um programa da TV Assembleia.
Do papo cidadão, que é onde os estudantes podem fazer perguntas a autoridades locais, participaram o prefeito do município, Raul Isotton, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gelson Lindner, a juíza Micheli Franzoni, o promotor de Justiça Flávio Caliri Schmidt e o chefe do Núcleo Regional da Educação, Nivaldo José Florentino. Nivaldo se surpreendeu com o alto nível das perguntas. Desta vez, os alunos questionaram sobre temas atuais e também do dia a dia deles, como a Lei da Ficha Limpa, transporte escolar, maioridade penal.
(Sonora)
A Juíza Michele Franzoni acredita que esse tipo de iniciativa ajuda a formar cidadãos melhores e mais preparados.
(Sonora)
Para o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, colocar alunos e autoridades frente a frente é a melhor maneira de fazer com que eles conheçam de perto como funciona a administração, as instituições.
(Sonora)
Os participantes são sempre dos Ensinos Médio e Técnico. O objetivo é despertar nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Os alunos de Dois Vizinhos gostaram da experiência.
A escola de Gustavo Modena não venceu, mas , na opinião dele, importante mesmo foi participar.
(Sonora)
Então bora lá Francisco Beltrão, que a equipe do geração Atitude está chegando por aí.
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.