Foi nesta segunda-feira (11) em Cascavel, no Oeste do Paraná a 15ª etapa da Gincana da Cidadania do projeto Geração Atitude. E desta vez, a disputa foi entre os alunos do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, que recebeu a Gincana, os do colégio Jardim Interlagos e os do Professor Victório Emanuel. A vitória ficou com os anfitriões. Participaram dessa etapa mais de 100 alunos. Eles responderam a questões que estudaram lendo o Guia do Cidadão. Mais tarde, a Gincana vai ser transformada em um programa da TV Assembleia.
Depois da Gincana, os alunos ainda participaram do Papo Cidadão, onde puderam fazer perguntas a autoridades da Câmara, prefeitura, Ministério Público. Eles abordaram temas como maioridade penal, foro privilegiado e até desenvolvimento do currículo escolar usado no atual sistema de ensino.
O secretário municipal da Administração, Alisson Ramos da Luz, gostou de responder.
(sonora)
A promotora de Justiça, Andréa Simone Frias, lembrou a importância de se conhecer a Constituição federal e a força que ela tem
(Sonora)
A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A próxima etapa da Gincana acontece nesta terça-feira (12), no Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, a partir das 8 horas.
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter cláudia ribeiro