Gincana da Cidadania agita Paranavaí nesta quarta-feira (18)

17/05/2016 16h40 | por Dálie Felberg

Aconteceu na manhã desta terça-feira (17) a Gincana da Cidadania na cidade de Cianorte.Créditos: Lucas Miguel

A Assembleia Legislativa do Paraná promove a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Paranavaí, nesta quarta-feira (18). O game com conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Enira Morais Ribeiro. Estudantes dos colégios Doutor Marins Alves de Camargo e Bento Munhoz da Rocha Neto também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.
Cianorte – A Gincana da Cidadania aconteceu na cidade de Cianorte nesta terça-feira (17). A disputa se deu no Colégio Estadual Cianorte e teve como convidados os alunos dos colégios Dom Bosco,  Itacelina Bittencourt Primo Manfrinato. Foram mais de 200 adolescentes participando, vibrando e aprendendo, mas quem levou a melhor foi a equipe do Colégio Cianorte.
A estudante Maria Luiza, integrante da equipe vencedora, ficou radiante com o resultado. “Foi incrível, os organizadores foram maravilhosos e o evento foi bem legal. As questões exigiram bastante do nosso conhecimento. Deu para trabalhar quase todo o conteúdo do Guia do Cidadão”.
A realização da Gincana na cidade teve uma importância a mais para os participantes, já que foi de lá, inclusive do Colégio Itacelina Bittencourt, que saiu a  vencedora do prêmio do Programa Geração Atitude em 2015. O projeto de lei da estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 17 anos, que sugeria o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense, se tornou lei após passar por todas as comissões técnicas e pelo Plenário da Assembleia Legislativa, até ser finalmente sancionado pelo governador Beto Richa.
Papo Cidadão – Empolgados com a possibilidade de saber mais sobre cidadania, os alunos aproveitaram para conversar e tirar dúvidas com as autoridades presentes na escola. Entre os assuntos, eles abordaram temas como o da reeleição, maioridade penal, combate à corrupção e igualdade de gênero.
O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, interagiu com os adolescentes e comentou da importância dessa busca por cidadania: “ É através desses momentos que cresce a consciência política. Nós ainda precisamos avançar muito sobre isso, muitos jovens ainda não se sentem atraídos pelos assuntos do nosso país, estado e município. Esse diálogo descontraído dá a eles a liberdade de perguntar e formar bagagem para participar dos processos políticos ativamente”.
Contente com a qualidade das perguntas feitas pelos estudantes, o vereador Adailson Carlos Ignácio da Costa, mais conhecido como “Dadá”, disse que tudo que foi estudado irá acompanhar os participantes da Gincana por toda a vida. “A iniciativa de colocar os jovens e os Poderes frente a frente é maravilhosa. Eles fizeram perguntas atuais e acredito que todo esse conhecimento será útil na escola, na vida deles e na sociedade, como um todo”, afirmou.
Muitas perguntas foram respondidas pelo juiz de Direito, Thiago Cavicchioli Dias. Ele contou que já é parceiro do Geração Atitude: “É uma honra participar desse projeto já pelo segundo ano. É muito bom fazer parte da preparação desses jovens e ver que todo esse crescimento será visto com um país melhor. O Judiciário sempre está de braços abertos para essa juventude”.
A promotora de Justiça Elaine Rodrigues fez elogios e reforçou o diferencial que o incentivo à cidadania traz para a juventude: “Esse projeto é excelente para fazer o jovem perceber o papel dele no cenário municipal, estadual e federal, com direitos e deveres. Eles saem daqui hoje informados, e isso é fundamental para a mudança”.
Quem também fez questão de participar das atividades foi a chefe do Núcleo Regional da Educação, Iolanda Cristina Rodrigues Oliveira. “O nosso trabalho está voltado para o aluno. É um trabalho de despertar, nós vemos que os grêmios estão atuantes na Gincana, e o objetivo é realmente ver cada um com vontade de se envolver, mas se envolver com conhecimento. Valeu muito a oportunidade, esse aprendizado aqui na nossa cidade”, concluiu Iolanda.

Acompanhe a agenda da Gincana da Cidadania:

18/05/2016 – Paranavaí

19/05/2016 – Loanda