A equipe da Gincana da Cidadania do projeto Geração Atitude passou por Irati, na região centro-sul do Paraná, na manhã desta terça-feira(5). É a 12ª etapa do projeto e foi feita no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. Outras duas escolas participaram junto. A João de Mattos Pessôa e a São Vicente de Paulo. Cerca de 200 alunos compareceram.
Eles responderam a perguntas que constam no Guia do Cidadão, confeccionado pela Assembleia legislativa em parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria da Educação e Tribunal de Justiça.
Do Papo Cidadão, participaram o prefeito Odilon Rogério Burgath, o juiz de Direito José Guilherme Milanezi, o Promotor de justiça Roger Galino e a chefe do Núcleo Regional da Educação, Marisa Massa Lucas. Nessa parte do projeto, as autoridades respondem a perguntas dos estudantes sobre as atividades do Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público. Parceiros também no projeto.
Marisa Lucas ficou impressionada com a interação dos estudantes e lembrou a importância do projeto, principalmente nessa época pré-eleitoral.
(Sonora)
O promotor da Comarca de Irati, Roger Galino, aproveitou para deixar um recado para os alunos. Que eles levem o que aprenderam para a vida.
(Sonora)
O juiz José Guilherme Milanezi acredita que, mais que mostrar o significado de cidadania aos alunos, projeto ensina preceitos constitucionais importantes para que eles construam uma sociedade mais justa.
(Sonora)
O prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath disse que ficou feliz em poder participar e avaliou que os alunos estão muito bem informados.
(Sonora)
E a Gincana da Cidadania ainda vai passar por diversas cidades do Paraná. Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.