O Governo do Paraná deu, nesta terça-feira (1º), o primeiro passo para elaboração da Política Estadual de Direitos dos Animais, com a criação, via decreto, da Rede Estadual de Direitos Animais (REDA). A REDA será formada por um órgão executor governamental (Secretarias de Estado), órgão deliberativo (Conselho Estadual de Direitos Animais - CEDA) e um órgão consultivo (Fórum de Direitos Animais do Paraná). O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa e contou com a participação de várias entidades de proteção dos animais, do secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida e do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, deputado Rasca Rodrigues (PV).
A REDA ficará a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, terá 12 conselhos e fóruns regionais de direitos dos animais e encontros a cada 90 dias. “A gestão foi pensada de acordo com as bacias hidrográficas do Paraná. Era um compromisso de campanha que assumi e agora damos o pontapé inicial para o debate que a sociedade há muitos faz em relação ao tema”, afirmou Richa.
Para o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Rasca Rodrigues (PV), a criação da REDA coloca o Paraná na vanguarda das políticas públicas de proteção animal. “Com certeza o Paraná avança e dá voz a quem não tem voz. A defesa dos animais é dever do Estado, previsto na Constituição Federal e Estadual”, explicou Rasca.