Guto Silva, que literalmente já viajou o mundo, é o personagem deste sábado (18) no "Política e Viola" Atração da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, com apresentação do cantor Willian e show musical de João Pedro e Araújo, de Ivaiporã.

15/06/2016 08h05 | por Diretoria de Comunicação
Programa Politica e Viola com deputado Guto Silva (PSD).

Programa Politica e Viola com deputado Guto Silva (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa Politica e Viola com deputado Guto Silva (PSD).


 O deputado Guto Silva (PSD) é filho de um jogador de futebol profissional (Rafael Silva, que jogou em times como o São Paulo) e chegou a pensar seriamente em seguir a mesma carreira do pai. Essa e outras revelações surpreendentes estarão no programa “Política & Viola” que vai ao ar neste sábado (18), às 21h30, apresentado na TV Assembleia pelo cantor sertanejo Willian.

Guto conta que se preparou por seis meses para estrear no futebol. Treinou, garantiu um ótimo preparo físico, se paramentou com uniforme, chuteiras e tudo o que tinha direito para a estreia no juvenil de Pato Branco. O pai foi assistir, escondido, a partida do filho mais velho, candidato a herdeiro das tradições atléticas da família.

No domingo, no tradicional almoço da família, o pai de Guto, com discrição característica, disse:

- Meu filho, você sabe, eu não sou de dar conselhos para ninguém. Mas, no seu caso, vou abrir uma exceção: vai estudar!

A carreira futebolística de Guto terminou ali. Seguiu o conselho ao pé da letra. Estudou muito, ganhou bolsas de estudo para vários países. É formado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Negócios, Comércio Exterior e Logística Internacional.  Estudou em diversos países. Foi garçom na Inglaterra, para aprender bem o inglês, e esse traquejo internacional o levou a ser empresário no ramo da exportação de frangos.

Virou uma espécie de Marco Polo do frango, vendeu na África, Oriente Médio, China e Japão. Conhece bem países como Dubai, Iraque, Irã, Angola e Moçambique. Tomou contato com costumes bizarros. Colecionou histórias impagáveis. Algumas se passaram na China, onde o hábito de negociar é intermediado por pequenos discursos sempre encerrados por um brinde de kan-pei (também conhecida como gambei), uma aguardente de sorgo. Depois de uns 15 discursos e respectivos brindes, tanto vendedores quanto compradores estavam altos e com uma ressaca memorável garantida.

Ainda na China, em um banquete, ficou sabendo que o prato seria cabeça de boi. Pensou, bem, deve dar para encarar. Mas era a cabeça de um boi mesmo, com dentes, chifres e um ar muito pouco apetecível para um ocidental. Serviu-se de um pedaço pequeno, por educação, e deu um jeito de ocultar a iguaria embaixo de um resto de salada, com receio de ofender os anfitriões que ofereciam aquela preciosidade.

No comércio de frango com o Oriente descobriu várias curiosidades. Os pés do frango e a ponta da asa, que tem muito colágeno, são muito valorizados em lugares como a China, onde se acredita que fazem maravilhas com a pele. Ali, essas partes da ave podem valer mais que o peito, parte do frango considerada nobre por aqui.

Guto Silva nasceu em Maringá, mas aos quatro anos mudou para Pato Branco. O pai, que encerrava carreira de jogador de futebol, jogou algum tempo no Pato Branco Esporte Clube, e terminou sendo técnico do time. O pai, assim como a mãe, foram professores em Pato Branco.

O deputado diz que é sonhador, às vezes viaja na maionese e costuma ser contido pela mulher, mais pé no chão. Seu maior defeito é a teimosia, ainda segundo a mulher. Sua qualidade, avalia, é a capacidade de fazer e conviver com os amigos.

Guto Silva foi acompanhado pela dupla sertaneja de Ivaiporã, João Pedro & Araújo, que deram um show com composições próprias e clássicos sertanejos. Entre elas “Quadrilha das Top”, que fala de mulheres muito decididas que fazem o que dá na telha e os sábios conselhos da “Bebe que Passa” (Se a mulher te abandonou/ Sua vida tá sem graça/ Bebe que passa, bebe que passa/ Sem amor e sem dinheiro/ E o nome sujo na praça/ Bebe que passa, bebe que passa/ Sabe aquele dia que tá tudo dando errado/ Ruim no jogo e no amor tá pior/ O que não pode é ficar desesperado/ Fica de boa amanhã vai ser melhor).

O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.




 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação