I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose terá ampla programação

11/10/2017 16h58 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Schiavinato (PP).

Deputado Schiavinato (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Schiavinato (PP).


I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose terá ampla programação no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizarão ações específicas. A Semana é instituída pela Lei estadual nº 19.040/2017, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), com o objetivo de ampliar as iniciativas de prevenção e combate à doença.

A primeira ação acontece na segunda-feira (16), às 14h30, com a palestra da médica endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini, na sessão plenária da Alep. A profissional é formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e preside a Associação Brasileira de Estudos do Metabolismo Ósseo e Mineral – Regional Paraná (ABRASSO –PR). A médica também é chefe do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) e professora de Endocrinologia da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEPAR). Ela abordará a osteoporose e a importância da prevenção à doença.

Já na terça-feira (17) a Sesa realiza o lançamento da I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose com a presença do secretário de Saúde Michele Caputo Neto e do deputado Schiavinato. O evento ocorrerá às 8h30, no auditório Anne Marie, na sede da Secretaria. Na sequência haverá uma videoconferência com todas as Regionais de Saúde do Estado sobre o tema.

A web conferência contará com palestras e esclarecimento de dúvidas dos profissionais. A médica Tatiana Lemos Costa abordará a “Osteoporose: definição, fisiopatologia e epidemiologia”. Na sequência a endocrinologista Gleyne Lopes Biagini falará sobre o diagnóstico da doença. Já o médico Sebastião Radominski ministrará palestra sobre o tratamento da doença, e a especialista Victória Z. C. Borba finalizará as exposições discorrendo sobre as complicações do tratamento.

Dia Estadual – A programação terá continuidade na sexta-feira (20), Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose, instituído pela Lei 18.960/2017, também proposta pelo deputado Schiavinato em parceria com o deputado Hussein Bakri (PSD). Na ocasião a Sesa realizará a Feira de Orientações sobre a Osteoporose.

O Dia de Prevenção à Osteoporose será na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na avenida Winston Churchill, no 2023, em Curitiba. Algumas Regionais de Saúde também farão ações pontuais, como a 20a, que realizará uma programação em Toledo com o objetivo de levar informações aos profissionais da saúde e à população sobre a doença e as formas de combate à patologia.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação