Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Indicações compreendem a maior parte das iniciativas legislativas no mês de maio

Plenário da Alep
Plenário da Alep Créditos: Sandro Nascimento
De acordo com levantamento realizado pela Diretoria Legislativa em relação às atividades desenvolvidas no mês de maio, as indicações permanecem liderando as iniciativas da Assembleia Legislativa: foram 122 (66,6%), contra 52 (28,42%) projetos de lei. Foram apreciados no período, ainda, quatro vetos, três projetos de resolução, um projeto de decreto legislativo e uma proposta de emenda à Constituição (PEC).
O tema mais frequente nas proposições apresentadas foi o servidor público (10), seguindo-se direito e cidadania (9), utilidade pública (7) e organização judiciária (6). Dentre as indicações, o assunto mais relacionado foi educação (27), secundado por infraestrutura (20) e saúde pública (19).
O parlamentar que mais atuou como relator nas comissões técnicas foi Duílio Genari (PP): 26 vezes. Em seguida Nereu Moura (PMDB) e o Pastor Edson Praczyk (PRB), que deram parecer em 14 projetos de lei cada. A seguir aparecem Élio Rusch (DEM), com 10 relatorias, e Fernando Scanavacca (PDT), também com 10.
A comissão técnica que recebeu maior número de propostas para análise foi a de Constituição e Justiça (60). A Comissão de Finanças recebeu 14 proposições para análise, e a de Obras Públicas, oito. E a bancada mais assídua no uso da tribuna durante as sessões plenárias do mês passado foi a do PT, que se manifestou 15 vezes durante o Pequeno Expediente, cinco vezes durante o Grande Expediente, e seis vezes durante o Horário das Lideranças. O PMDB vem a seguir, com cinco manifestações durante o Pequeno Expediente e nove durante o Grande Expediente.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação