Integração entre os municípios é a chave para o desenvolvimento de regiões metropolitanas O programa Pró-Metrópole, que busca desenvolvimento socioeconômico dos municípios da RMC, foi tema de audiência na Alep.

26/06/2019 17h13 | por Thiago Alonso
Audiência pública debate desenvolvimento de políticas públicas integradas para os municípios das Regiões Metropolitanas

Audiência pública debate desenvolvimento de políticas públicas integradas para os municípios das Regiões MetropolitanasCréditos: Dálie Felberg/Alep

Audiência pública debate desenvolvimento de políticas públicas integradas para os municípios das Regiões Metropolitanas

É comum pessoas viverem em uma cidade, trabalharem em outra, buscarem atendimento de saúde em uma terceira e usarem a estrutura de lazer em uma diferente. É a rotina dos chamados cidadãos metropolitanos. Como melhorar a qualidade vida de quem vive em regiões metropolitanas? Com o desenvolvimento de políticas públicas integradas entre os municípios.

É o que faz o Programa Pró-Metrópole, tema da Audiência Pública “Explanação do Pró-Metrópole – Grande Curitiba, uma cidade só, ideias para o Paraná”, realizada nesta quarta-feira (26) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Precisamos estimular o desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios das regiões metropolitanas. Uma ação estruturada para novos investimentos que garantam a geração de emprego e a distribuição de renda, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, definiu Alexandre Schlegel, coordenador do programa.

A mesa de discussão reuniu deputados, representantes do Pró-Metrópole, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), além de prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A audiência foi uma proposição da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, presidida pelo deputado Michele Caputo (PSDB). 

A Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, reúne 29 municípios, 1,2 milhões de trabalhadores, 90 mil estabelecimentos comerciais, 30% da população do Paraná, sendo responsável por 39% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Para Caputo, a discussão permite a elaboração de políticas públicas integradas para uma região com números tão expressivos. “Hoje temos a figura do cidadão metropolitano. Precisamos de soluções conjuntas entre os municípios a fim de elaborar políticas públicas para gestão do transporte, da saúde, do lixo, do abastecimento. A integração é necessária para o desenvolvimento econômico”, lembrou. 

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, concordou. “Hoje as regiões metropolitanas acabam se tornando uma cidade só. Todos os assuntos, sejam problemas ou soluções, tendem a ser interligados. Estamos dando atenção para isso e, como representante da Capital, queremos fazer parte desta discussão”, afirmou. 

Pró-Metrópole – O Programa Pró-Metrópole é uma ação regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da RMC por meio de um processo participativo de cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento de estratégias de desenvolvimento integrado. O Programa propõe promover o desenvolvimento de forma estruturada e duradoura, melhorando a economia dos municípios e a qualidade de vida da população.

“Nosso foco de atuação é o cidadão metropolitano”, explicou o presidente do Pró-Metrópole e vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Hélio Bampi. “O trabalho desenvolvido pelo programa é fundamental para a RMC, trazendo resultados expressivos para a população. Somos parceiros na busca do desenvolvimento”, comentou o diretor-presidente da Comec, Gilson de Jesus dos Santos.

Expansão – Para o deputado Michele Caputo, as experiências do Pró-Metrópole na RMC podem ser espalhadas para outras regiões do Estado. “Hoje, 180 municípios do Paraná ficam em regiões metropolitanas. Queremos replicar o que acontece em Curitiba, através da atuação do Pró-Metrópole, para locais como Maringá e Londrina”, disse.

Os parlamentares que participaram da audiência concordam. Segundo o deputado Delegado Recalcatti (PSD), a discussão é importante para um processo de expansão de ideias. Já o deputado Galo (PODE) disse que o debate identifica as necessidades dos municípios do Paraná. “O interior é carente deste tipo de discussão e experiência”, lembrou o deputado Arilson Chiorato (PT).

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação