Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Investimentos em novos presídios viabilizam projeto que prevê a remoção do cadeião de Cascavel

Os investimentos de R$ 160 milhões no sistema prisional do Paraná, anunciados na quarta-feira (30) em Curitiba pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e pelo governador Beto Richa, contribuem para viabilizar o projeto do deputado Leonaldo Paranhos (PSC) que prevê a remoção do minipresídio da 15ª SDP do centro de Cascavel. Na ocasião foi assinada a autorização das licitações para construção e ampliação de 20 obras em sete municípios: Cascavel, Piraquara, Londrina, Campo Mourão, Guaíra, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. São seis cadeias públicas, seis centros de integração social e oito ampliações de presídios, com a consequente abertura de 6.670 novas vagas no sistema prisional do estado.

Paranhos destaca que Cascavel receberá um novo módulo penal, anexo à Penitenciária Industrial, com 334 vagas, que abrigarão os presos que hoje estão no ‘cadeião’ da 15ª SDP. Segundo a secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Uile Gomes, isso permitirá desativar a carceragem hoje existente na 15ª Subdivisão policial. E há previsão de construção de uma segunda unidade na modalidade semiaberta, também anexa à PIC, provavelmente em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). “A Secretaria tem interesse em construir uma unidade de semiaberto em Cascavel, desde que haja doação de área por parte do município”, frisou.

Remoção
– Denominado “De Cela para Sala”, o projeto contempla, além da remoção do cadeião do centro da cidade, a construção de uma nova delegacia de polícia – já autorizada pela Secretaria de Estado da Segurança, transferência do Instituto Médico Legal (IML) para prédio anexo ao Hospital Universitário (HUOP) e a destinação desse espaço para ampliação do Colégio Wilson Jofre, que passaria a oferecer cursos técnicos através do Programa Brasil Profissionalizante. “O projeto é complexo e exige o envolvimento de cinco secretarias, mas estamos avançando, graças ao aval do governador Beto Richa. Ele abraçou a ideia de transformar um presídio em escola e determinou aos secretários que façam o necessário para viabilizar a proposta”, comentou Paranhos.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação