Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Lançamento de livro sobre José Richa reúne grande número de políticos na Assembleia Legislativa

Em evento que contou com as presenças do governador Beto Richa (PSDB) e dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Álvaro Dias (PSDB), ex-governadores, lideranças políticas de vários partidos, autoridades dos três Poderes e representantes de variados segmentos da sociedade, foi lançado na tarde desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, o livro “José Richa – imagens e história de um político de verdade”. A obra foi organizada pelo Instituto Teotônio Vilela – seção Otto Bracarense Costa, órgão de estudos do PSDB, com fotos de Ivan Bueno, profissional que acompanhou Richa nas campanhas e durante sua passagem pelo Palácio Iguaçu.

O ato de lançamento, conforme requerimento apresentado pelo líder do Governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ocorreu no Plenário da Assembleia, completamente lotado, e a sessão de autógrafos no Espaço Cultural da Casa. A trajetória política de José Richa, que foi deputado federal, prefeito de Londrina, governador do Estado e senador da República, foi lembrada por correligionários e outros políticos que com ele conviveram e dividiram momentos históricos como a campanha pelas Diretas-Já.

O presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), abriu a solenidade destacando que a Assembleia sempre abriu as portas para a realização de eventos como esse: “Muito nos honra abrigar manifestações culturais que contribuem para a preservação da história do Paraná e das personalidades que se destacam ou se destacaram na construção do nosso Estado”. O coordenador de marketing político do Instituto Teotônio Vilela, Wilson Matos, falou sobre a importância da figura humana e política de José Richa.

O senador Aécio Neves lembrou passagens da vida política do homenageado, das lutas que ele empreendeu ao lado de seu avô, Tancredo Neves, de Franco Montoro, Leonel Brizola e outros. A eleição dos quatro em 1982 foi considerada pelo senador mineiro “o primeiro passo para a reconciliação do Brasil com a democracia e a liberdade”. A última fala foi do governador Beto Richa (PSDB), que fez um emocionado pronunciamento sobre os exemplos que recebeu do pai e sobre a grande responsabilidade de levar adiante o seu legado de honradez e integridade.

Rossoni ainda entregou ao governador a menção honrosa “in memoriam” a José Richa, pelo trabalho de toda uma vida em favor do Paraná. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento do livro estavam os ex-governadores Jaime Lerner, Mário Pereira e Paulo Pimentel, o ex-ministro Euclides Scalco, os deputados paulistas Bruno Covas e Marcelo Duarte, a ex-vice-governadora Emília Belinati, secretários de estado, prefeitos e vereadores.

Homem de diálogo
– Para o deputado Caíto Quintana (PMDB), ex-presidente da Assembleia legislativa, Richa teve um papel importante no processo de redemocratização do país: “Sua forma de agir permitiu a unificação com o antigo PP aqui no Paraná, garantindo para o PMDB a vitória na primeira eleição após o período ditatorial. Como governador, ele construiu cerca de três mil quilômetros de estradas e promover quase duzentas mil ligações do Clic Rural, promovendo a integração do meio rural. Por tudo o que fez ao longo de sua vida pública, merece o respeito de seus antigos companheiros do PMDB”.

Para o deputado Nelson Justus (DEM), também ex-presidente do Legislativo estadual, José Richa foi um grande estadista, “pessoa simples e um democrata verdadeiro, que ouvia a todos, exercia sua autoridade com firmeza e não decidia sob o impacto da emoção, mas sabia imprimir emoção às suas decisões”.

Ouça o Podcast relacionado


atualizar listagem

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação