Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

27/05/2008 17h23 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / Casemiro Linarth / Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromane
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia, confirmou nesta terça-feira (27) a participação no 3º Encontro Estadual do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos. O encontro será realizado em Cornélio Procópio nos dias 29 e 30 de maio - próximas quinta-feira e sexta-feira. “Esses encontros propiciam uma grande troca de experiências entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e todos os agentes públicos. É quando os administradores podem demonstrar o que vem fazendo de melhor na administração de suas cidades que possa de fato melhorar a qualidade da gestão pública”, disse Romanelli. O deputado vai levar para o encontro os resultados obtidos no I Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte Integrado. Entre os exemplos, Romanelli vai expor as resoluções no fórum realizado no início de maio em Jacarezinho. “Outro desdobramento importante foi proposição da criação de uma agência de desenvolvimento para a região. Propostas importantes que devem ser compartilhadas para servir de exemplo para todos os líderes públicos que estarão em Cornélio Procópio”, destacou. RESOLUÇÕES – Entre as prioridades aprovadas, Romanelli destaca as ações propostas nas áreas de saúde, educação, agricultura, desenvolvimento econômico e meio ambiente. “Tomamos decisões importantes para a educação, por exemplo, onde foram definidas metas como: a implantação de um programa de atendimento em tempo integral nas escolas de ensino fundamental com apoio às atividades sócio-educativas através de ações esportivas, culturais e artísticas envolvendo todos os alunos; a implantação de cursos tecnológicos e profissionalizantes e a formalização de um compromisso que garanta a continuidade das políticas públicas educacionais”, disse. Segundo Romanelli, os temas abordados podem servir de exemplo para outras cidades e regiões que devem realizar seus fóruns regionais. “Esse trabalho que realizamos no Norte Integrado, apoiado e articulado pela secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano, é um modelo que conseguimos construir e que pode servir perfeitamente para as mais diversas regiões. Temos que buscar o desenvolvimento das nossas regiões através da interação entre governo e sociedade civil organizada”. AGÊNCIA – A criação de uma agência de desenvolvimento para o Norte Pioneiro é outro desdobramento do fórum que será apresentado por Romanelli no encontro de lideranças. “É um grande projeto que espero que seja adotado em todas as regiões do estado. As agências servem como base para as iniciativas das prefeituras, do setor privado, de entidades empresariais, sindicais e da sociedade civil para a promoção de oportunidades de negócios, de geração de emprego e renda nos municípios”, disse. Romanelli vai demonstrar para os líderes públicos como as agências servem para articular as ações das prefeituras junto com a sociedade visando pôr em prática as estratégias de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para as cidades. “As agências de desenvolvimento entram nesse processo como instrumento para agregar essas forças: sociedade e estado”, completou. PARCERIA - A promoção do encontro de lideranças é do Governo do Paraná em parceria com as secretarias do Desenvolvimento Urbano e do Planejamento e Coordenação Geral, pelo Paranacidade, Sebrae-PR, Associação dos Municípios do Paraná e Federação das Associações dos Municípios do Paraná. Mais informações: www.liderespublicos.pr.gov.br.