Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

26/05/2008 17h07 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / Casemiro Linarth / Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromane
O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), adiantou nesta segunda-feira (26) que a fábrica de robôs de Siqueira Campos vai estar pronta até o final de junho. Na fábrica serão produzidos robôs industriais, esteiras para locomoção e sistemas de segurança que serão vendidos principalmente aos países que compõem o Mercosul. “Entre 15 e 20 junho a obra estará completa e 30 dias depois já poderá entrar em operação. As obras já estão adiantadas. A construção dos barracões que irão abrigar as instalações da fábrica já ultrapassa 85% de sua conclusão”, disse Romanelli. Segundo informações da Brasil Robótica, empresa responsável pelo empreendimento, a meta é que após quatro anos a fábrica tenha 300 funcionários. O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antônio Liechocki (PMDB), disse que novas turmas para o curso de capacitação promovido em parceria com a empresa Brasil Robótica serão abertas no dia 9 de junho. “Na primeira etapa de qualificação de mão de obra para a nova fábrica formamos 60 alunos, que já estarão trabalhando quando a fábrica for inaugurada. Agora na segunda etapa abriremos mais 60 vagas para o curso. Esses alunos serão efetivados no final do ano.” O deputado Romanelli destacou que a proposta da administração municipal de atrair investimentos para a cidade está se concretizando em uma grande iniciativa. “O Paraná vai construir o primeiro robô 100% brasileiro. Isso motivo de orgulho para todos nós, mas em especial para a população de Siqueira Campos. Engana-se quem pensa que uma obra isolada como essa não representa muita coisa. O que estamos construindo é o início expansão da industrialização no Norte Pioneiro. Essa será a primeira de muitas outras que virão em seu encalço”, afirmou Romanelli. REALIZAÇÃO - Os investimentos para a realização da obras são da ordem de R$ 947 mil, integralmente financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade, tendo a Agência de Fomento do Paraná S/A (AFPR) como agente financeiro. As atividades operacionais da fábrica serão distribuídas em cada um dos barracões, da seguinte forma: bloco administrativo – onde também serão realizados os treinamentos -, bloco industrial – em que serão executados os serviços de usinagem, calderaria e chaparia -, bloco de fabricação – que também vai abrigar showroom e laboratório – e refeitório. As quatro unidades vão totalizar 2.024,08 metros quadrados de área construída.