Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

12/05/2008 16h14 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br – celinarth@h
Companheiros Cheguei um pouco atrasado porque fui a Paranaguá junto ao governador Requião para desmentir o que os nossos adversários tem feito de forma sistemática contra o Porto de Paranaguá. Nós fomos ao interior do porto, no terminal de contêineres, para conhecer o maior navio do mundo no transporte de contêineres. Esse navio – o Rio de la Plata – tem 300 metros e transporta 5,9 mil contêineres, enquanto até então o maior do mundo transporta três mil. Foi uma visita fantástica. O navio custa US$ 75 milhões. Aí dá para entender um pouco o que está acontecendo: US$ 75 milhões é o que as empresas de dragagem querem para dragar o Porto de Paranaguá. Na verdade querem mais, querem R$ 160milhões porque US$ 75milhões dá mais ou menos uns R$ 160 milhões. Nós, na Assembléia Legislativa, onde se faz esse embate político, ideológico, enfrentamos os privatistas e os interesses dos grupos que querem a volta do regime lernista, aquele que entregou empresas estatais e dilapidou o patrimônio público no estado. Por isso que essa reunião é importante ao partido. Eu não tenho dúvida que cada um de vocês que serão candidatos a prefeito, a vice-prefeito, prefeita, vice-prefeita, vereador e vereadora, vocês tem uma grande responsabilidade na região metropolitana. Nós temos que fazer esse enfrentamento nas eleições de outubro e mostrar a nossa opção: a opção preferencial pelos pobres, por municípios fortes, estado forte e país forte, com capacidade de interferir diretamente em favor de quem precisa de um governo. E é por isso que temos que articular o partido e construir as alianças políticas necessárias. Eu entendo que é uma lógica que tem que permanecer sempre batalhando – certamente o João Arruda já falou da resolução que o diretório estadual aprovou sobre a política de alianças. Essa é a nossa lógica. Temos que buscar os partidos que nos apóia ou que já nos apoiou. Não dá para fazer aliança política, principalmente à prefeito, com que apoiou os nossos adversários. Se não vamos chegar em 2010 e não vamos ter palanque nos municípios para que o Pessuti seja candidato a governador. Temos e vamos ter competência política e buscar alianças possíveis e necessárias, mas com uma lógica de pensar nas eleições em 2010. Para ganhar a eleição em 2010, temos que ter a inteligência política e construir politicamente o cenário mais favorável já em 2008 e ter um grupo amplo, sedimentado em todos os municípios, para estar trabalhando junto nas eleições em 2010. Eu espero que vocês todos que estão nesta tarde, nesta reunião, militantes partidários, candidatos, tenham essa grande responsabilidade que temos que levar em conta, como nosso compromisso. O governo Requião, que é o governo do PMDB, tem no Paraná inteiro 70%, 80% de aprovação. Isso com toda a imprensa contra, parte da imprensa - não vamos exagerar -, mas grande parte da grande mídia é contra o nosso governo. Mas, nós temos um governo muito bom. Vocês saibam de uma coisa: o governo está trabalhando em nossos programas, além daqueles que estão sendo executados. Nós temos grandes desafios nos municípios. O governo está investindo na malha urbana, está financiando um grande programa de pavimentação urbana. Nós temos um programa de recuperação das estradas rurais. Nós vamos trabalhar muito com as escolas municipais. Estamos construindo escolas, postos de saúde, centros de saúde da mulher e da criança, quadras cobertas, bibliotecas, atuamos na questão do transporte, enfim é um conjunto de obras, projetos, programas e ações sem precedentes. Esse é o nosso patrimônio e dessa forma que vamos construir o nosso discurso de campanha. Nessa política de alianças quero deixar claro que temos no PT um partido aliado. Onde for possível, temos que ter o PT como nosso aliado. É importante porque o PT de Lula também está batendo recordes de aprovação. É importante porque o PMDB vai somar com forças políticas próximas ao nosso partido. É importante porque o povo gosta de gente coerente e consistente apoiando as candidaturas. Eu quero dizer a vocês todos que é uma grande responsabilidade da nossa parte certamente. A nossa principal tarefa, por parte do diretório estadual, vamos e estaremos auxiliando companheiros e companheiras articulando com os nossos deputados estaduais e federais com este propósito. Temos o Waldyr Plugiesi com essa jovialidade toda de líder da nossa bancada na Assembléia Legislativa. Temos o Pessuti que trabalha por candidaturas próprias e alianças coerentes por todo esse Paraná. Vamos ter candidatos na maioria das cidades e vamos ter grandes vitórias nessas eleições. Eu estou muito confiante. Na região metropolitana de Curitiba, como disse o Doático Santos, vamos para uma campanha integrada, bem articulada, inteligente. De forma majoritária, o partido escolheu pela candidatura do professor Carlos Moreira. Nós temos uma chapa boa de candidatos a vereador. Tudo isso constrói, na verdade, a vitória e nós temos grandes desafios. Eu entendo que cada um que está nesta reunião, os integrantes da nossa bancada na Assembléia legislativa, nossos deputados federais, nosso partido está construído pela nossa força, de forma coletiva, a vitória do PMDB nas eleições municipais de 5 de outubro. Vamos à luta companheiros, vamos à vitória e viva ao nosso PMDB.