Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

30/04/2008 17h27 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / H2foz@hotmail.com - Contato@luizromanelli.com.br - Daniel@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401
O líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), adiantou nesta quarta-feira (30) que vai integrar a Associação dos Amigos do Casarão da UPE (União Paranaense dos Estudantes). O prédio histórico - sede da entidade na rua Carlos Cavalcante, 1157, está completando 90 anos em 2008. O líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), adiantou nesta quarta-feira (30) que vai integrar a Associação dos Amigos do Casarão da UPE (União Paranaense dos Estudantes). O prédio histórico - sede da entidade na rua Carlos Cavalcante, 1157, está completando 90 anos em 2008. A proposta pela formação da associação foi lançada na última quinta-feira (24) durante jantar que homenageou ex-presidentes, ex-dirigentes e lideranças estudantis no Paraná. “É uma ótima esta proposta de formação de uma associação para contribuir com a manutenção e as atividades do Casarão da UPE. Um espaço muito importante na luta pela retomada democrática do nosso estado”, disse Romanelli. O deputado também lembra que a entidade completará 70 anos em setembro de 2009. “Não participei diretamente das diretorias da UPE, mas junto com a juventude do PMDB e com os movimentos sociais, participamos ativamente nas décadas 70 e 80 das forças políticas que garantiram a volta do estado democrático de direito ao país. Tenho ainda muitos amigos, companheiros de luta, de trabalho que participaram da UPE”, disse Romanelli. No lançamento da associação participaram ex-lideres estudantis: o vice-governador Orlando Pessuti, Geraldo Serathiuk, Samuel Gomes, Joel Benin, Ailton Freres, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), o vereador Luizão Stellfeld (PCdoB); os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, Ricardo Gomyde (PCdoB) e Gleise Hoffman (PT); o presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos – que representou Carlos Moreira, pré-candidato do PMDB à prefeitura; e o jornalista Luiz Filho – que representou Romanelli. HISTÓRIA – O casarão, atual sede da UPE, foi inaugurado em 1918 para abrigar Benjamin Lins de Albuquerque, “o cônsul da Paraíba”. Em 1959, foi cedido a UPE, transformando-se, no período do regime militar, em local de resistência e centro de agitação cultural e política da cidade. Com o AI-5, em 1968, o Casarão voltou para as mãos do Estado. Somente 15 anos depois é que a UPE retomou a sua administração, mas problemas de estrutura levaram à sua desativação. Em 1983, o governador devolveu o prédio a UPE que fez uma grande campanha para reforma do casarão. A entidade firmou convênio com a prefeitura que tomou a responsabilidade de reformá-lo por completo e entregá-lo em plena condição de funcionamento. Em agosto de 2000, tiveram início as obras, com projeto do arquiteto Jefferson Navolar. Finalmente, depois de muita luta, em 27 de novembro de 2002 as chaves do lendário Casarão voltaram para as mãos dos estudantes.