Já é lei no Paraná e há quase dez anos que motociclistas são isentos do pagamento do pedágio. O problema é que liminares das concessionárias acabaram impedindo que a legislação fosse cumprida. Mas um requerimento apresentado pelo deputado Márcio Pauliki (PDT), com apoio da maioria dos parlamentares, deve mudar o quadro. Representantes de 22 moto-clubes participaram da sessão plenária desta segunda-feira (29) reivindicando as mudanças. Marcos Orasmo, do moto grupo Virago Paraná, diz que a isenção ou a construção de uma praça de pedágio exclusiva para motos, seria importante principalmente para evitar acidentes.
(Sonora)
Pauliki diz que na época da apresentação do projeto, pelos deputados Ademir Bier (PMDB) e Dr. Batista (PMN), no ano de 2008, ele foi aprovado por unanimidade e sem emendas O Paraná, segundo o parlamentar, é um dos únicos estados que ainda cobram tarifa de pedágio de motos atualmente, e o valor arrecadado não justifica o argumento das concessionárias.
(Sonora)
De acordo com Pauliki, o objetivo dos deputados é mobilizar os moto-clubes de todo o estado fazendo abaixo-assinados e promovendo campanhas com os grupos, além de levar a reivindicação ao Governo do estado e mostrar o quanto a cobrança está sendo prejudicial à arrecadação do Paraná.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.