Na primeira reunião da Comissão de Cultura da Assembleia legislativa do Paraná, os integrantes debateram principalmente ideias trazidas pelo presidente, Péricles de Mello, do PT.
Entre as sugestões apresentadas, está a implantação de um local mais estratégico para abrigar a Biblioteca na Assembleia. Segundo Péricles, o ideal seria construir ou reformar um espaço dentro da Casa para que os títulos que a Assembleia possui sejam levados para lá e toda a população e também os funcionários tenham acesso ao acervo. Ele disse que o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano é favorável a essa mudança.
Outra proposta do presidente da Comissão, Péricles de Mello, foi diversificar a programação da TV Sinal, dando mais espaço para a Cultura no veículo oficial do Legislativo.
Péricles também sugeriu que o Paraná tenha um programa chamado ICMS Cultural. Municípios que tiverem algum projeto voltado à cultura, ganham benefícios no pagamento de impostos, como ISS, por exemplo. Se o município preserva algum patrimônio cultural, já teria direito ao desconto.
E lembrou que uma emenda parlamentar, que já foi vetada uma vez, mas que a partir de agora pode voltar a valer, deve incentivar empresários paranaenses a destinarem recursos para a lei Rouanet de incentivo a Cultura. Premiando inclusive os empresários, que participarem.
(sonora)
Péricles conta que essa proposta foi implantada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com sucesso.
Ele quer desmistificar o conceito de cultura aliado apenas à diversão.
Para a deputada Mara Lima, do PSDB, todas as sugestões são bem vindas e ela acredita que uma boa divulgação deve ajudar as ideias a saírem do papel.
(sonora)
Além de Péricles e de Mara Lima, também participaram desta reunião os deputados Chico Brasileiro, do PSD, e Gilson de Souza, do PSC. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.