Nelson Luersen dedicou três mandatos na Assembleia às causas dos pequenos municípios paranaenses A experiência como prefeito da cidade de Planalto também por três oportunidades foi fundamental para atuação municipalista no Poder Legislativo.

17/01/2023 14h36 | por Eduardo Santana
Deputado Nelson Luersen (PDT).

Deputado Nelson Luersen (PDT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Nelson Luersen (PDT).

Natural de Capinzal, no estado de Santa Catarina, o deputado Nelson Luersen (União) foi por três oportunidades prefeito do município de Planalto, no Sudoeste paranaense. Esses três mandatos com chefe do Executivo municipal nortearam sua atuação na Assembleia Legislativa do Paraná. Parlamentar assumidamente municipalista, Luersen ressalta que sua luta foi sempre para levar desenvolvimento às pequenas cidades e localidades do estado.

“Minha representatividade política sempre foi pelos pequenos municípios. Fui um dos poucos deputados que não se elegia em grandes centros do nosso estado e sim com o voto dos pequenos municípios”, afirma Luersen.

Ao longo dos últimos 12 anos, o deputado participou assiduamente dos debates para a construção de importantes leis para o Paraná. Entre elas, a Lei Estadual 21.103/2022, que trata da liberação da rede Wi-Fi aos pacientes e usuários de hospitais públicos ou privados do Estado. Luersen também é autor da Lei Estadual 20.708/2022, que obriga as repartições públicas estaduais a separar o lixo orgânico do lixo reciclável. O parlamentar ainda é um dos autores da Lei Estadual 20.739/2021, que institui as diretrizes do ensino domiciliar (homeschooling) no âmbito da educação básica no Estado do Paraná.

Luersen encerra sua sequência de três mandatos com a certeza de que dedicou seus esforços nos últimos anos para todas as cidades da região sudoeste. Foram inúmeras emendas parlamentares que direcionaram recursos para obras de infraestrutura e aquisição de maquinários agrícolas, ônibus e ambulâncias para municípios como Medianeira, Planalto, Ampére, Nova Prata do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Capanema, entre outros.

“Não é fácil sair de um pequeno município e fazer três mandatos como deputado estadual. Fica aqui minha gratidão e a certeza de que fizemos o melhor pelo nosso Paraná. Mas mesmo não estando eleito, ao lado do governador e da população, vamos continuar trabalhando por um estado cada vez melhor”, conclui Luersen.