Nosso podcast de hoje tem prestação de contas, projetos e celebração

03/03/2020 18h10 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Secretário Beto Preto apresentou aos deputados da Comissão de Saúde a prestação de contas dos investimentos na saúde.

Secretário Beto Preto apresentou aos deputados da Comissão de Saúde a prestação de contas dos investimentos na saúde.Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Nosso podcast com as principais notícias desta terça-feira, 3 de março de 2020, da Assembleia Legislativa do Paraná, está no ar.

Eu sou Cláudia Ribeiro e falo direto do estúdio da Rádio Assembleia.

Pela manhã, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, prestou contas do último quadrimestre de 2019 em relação a despesas e receitas da pasta, aos deputados que compõem a Comissão de Saúde Pública da Assembleia.

Ele garantiu que o governo do estado aplicou mais de 12% em recursos na Saúde durante o ano de 2019. Foram, segundo os números apresentados pelo secretário, mais de R$ 5,5 bilhões em ações e serviços públicos, contabilizando 12,2% da receita. Dois pontos percentuais a mais que o mínimo constitucional.

O diretor-geral da SESA, Nestor Werner Júnior, detalhou os números, com destaque para a implantação da Rede de Atenção à Saúde do Idoso, através do projeto PlanificaSUS e uma política de regionalização dos serviços.

A audiência foi comandada pelo presidente da Comissão, deputado Dr. Batista (PMN) e acompanhada por deputados e integrantes da SESA.

(sobe som)

No período da tarde, os deputados analisaram oito projetos que estavam em pauta na Ordem do Dia. Entre eles, foi aprovada, em 2ª discussão, uma proposta do deputado Michele Caputo (PSDB), que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação; Também em 2º turno, o projeto que torna o Chimarrão e o Tererê bebidas símbolos do Paraná. Do deputado Emerson Bacil (PSL).

E, em primeira discussão, uma proposta do deputado Evandro Araújo (PSC), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, a ser comemorado todos os anos no feriado da sexta-feira santa, nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

(sobe som)

Em função da proximidade do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, domingo, nós aproveitamos para conversar com a deputada Luciana Rafagnin (PT), sobre os projetos em tramitação na Assembleia e que têm o objetivo de proteger e auxiliar as mulheres, especialmente as que são vítimas de violência doméstica. Ela também tem projetos importantes sobre o tema. Vamos ouvir o que disse a parlamentar, uma das cinco mulheres que ocupam cadeira no legislativo paranaense.

(sonora)

Amanhã eu volto com mais notícias aqui do Poder Legislativo. Até lá.