Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Obras da trincheira no Trevo do Atuba devem acontecer ainda em 2013

A construção da trincheira no Trevo do Atuba, no km 13,5 da BR-116, na divisa dos municípios de Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, deve acontecer ainda no segundo semestre deste ano, segundo foi informado na audiência pública realizada na noite de terça-feira (18), no salão da Paróquia do Atuba. Na reunião, foram apresentados e discutidos os estudos de impacto ambiental da obra aos moradores, lideranças políticas e representantes de órgãos ambientais.
De acordo com informações da Autopista Régis Bittencourt, empresa que gerencia a rodovia, a expectativa é que as obras iniciem já no segundo semestre de 2013, com prazo de conclusão de oito meses e custo de R$ 12 milhões. Antes disso, serão formalizados o licenciamento ambiental; a permissão da ANTT para a obra; as desapropriações e a escolha da empresa que realizará as obras.
A reunião pública foi convocada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com a participação do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV); da prefeita de Colombo, Beti Pavin; do prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; de Cesar Menezes, da Consiliu (empresa responsável pelo estudo ambiental); de Eneo Palazzi, da concessionária Autopista Régis Bittencourt; além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo o deputado Rasca Rodrigues, o processo de licenciamento ambiental foi acelerado depois que saiu de Brasília e veio para o Paraná. “Fizemos reunião com o Governo do Estado e com o Ibama, e trouxemos a questão ambiental para o Paraná. Esta reunião encerra esse processo e agora esperamos apenas as ordens de serviço para tirar o projeto do papel”, comentou Rasca.
A obra – O projeto de reformulação do trevo terá a construção de uma trincheira adicional, paralela à existente, que possibilitará os movimentos veiculares sem conflito, acrescentando novas alças de acesso às futuras ruas laterais que serão implantadas com o dispositivo. A intervenção prevista no local está contemplada no PER – Programa de Exploração da Rodovia, do contrato de concessão. A obra ainda incluirá um desvio circular para acesso local e para a BR-116, adequação de vias para conexão com o tráfego local e implantação de passeio (para o trânsito de pedestres). O projeto executivo da obra está em fase de avaliação junto à ANTT e já possui a anuência das prefeituras de Colombo e Pinhais e da Comec, para a implantação.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação