Os desafios do trânsito brasileiro e direitos e deveres dos motoristas foram alguns dos temas abordados pelo promotor de Justiça, que é especialista em trânsito, Cássio Honorato no programa Espaço da Cidadania da TV Assembleia, que vai ao ar nesta sexta feira (29).
Cássio Honorato lembrou que entre os principais desafios do trânsito brasileiro está a redução da violência e qual o caminho para isso. Para ele, o primeiro passo é que as pessoas precisam ter consciência dos seus deveres no transito, mais que direitos. A habilitação, segundo o promotor, é apenas uma licença para dirigir.
(Sonora)
No Brasil morrem 42 mil pessoas por ano no trânsito e o país está entre os dez que mais matam. Esses são os números oficiais, mas Cássio Honorato acredita que o número seja bem maior.
Ele disse, durante o programa, à jornalista Mariana Braga, que não se pode chamar uma tragédia no trânsito, onde uma família inteira morre, de um mero acidente e ainda, que as regras devem ser aplicadas todo dia e que o trânsito como direito fundamental deve ser ensinado nas faculdades de Direito, por exemplo. E se a questão “trânsito” é filosófica, deve se começar a aprender sobre ela desde cedo, em casa, na escola.
Na opinião do promotor com experiência de mais de dez anos na área, os motoristas brasileiros parecem sofrer de uma doença crônica no trânsito e o antídoto para isso, segundo Cássio Honorato, se chama seriedade em todos os sentidos.
(Sonora)
O programa Espaço da Cidadania vai ao ar nesta sexta (29) às 21h30 e repete neste domingo às 13h NO Canal 16 da Net, na TV Assembleia. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter, Cláudia Ribeiro.