Palestra da Frente Parlamentar do Leite qualifica produtores de Coronel Vivida

08/02/2018 17h10 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Laísa Brigantini.
Deputado Wilmar Reichembach (PSC), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, em palestra na cidade de Coronel Vivida nesta quinta-feira (8).

Deputado Wilmar Reichembach (PSC), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, em palestra na cidade de Coronel Vivida nesta quinta-feira (8).Créditos: Laisa Brigantini

Deputado Wilmar Reichembach (PSC), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, em palestra na cidade de Coronel Vivida nesta quinta-feira (8).

Mais uma palestra da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite foi realizada nesta quinta-feira (8). Desta vez, produtores de leite de Coronel Vivida, no Sudoeste do estado, receberam a capacitação, ministrada pelos veterinários Denise Chiapetti Adamchuk e Ademar Garcia. A Frente é coordenada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado Wilmar Reichembach (PSC). O evento aconteceu na sede da Associação dos Motoristas Vividenses (AMOVI).

Segundo a secretária de Agricultura do município, Laura Mews, a palestra se soma a outras iniciativas que já são realizadas com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva de leite do município, tais como o Programa de Melhoramento Genético e o Programa Leite Sudoeste, organizado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, também com parceria da Frente Parlamentar. “Essa palestra da Frente Parlamentar está passando por vários municípios, por isso achamos importante trazê-la para cá. Todas essas iniciativas são imprescindíveis para desenvolver a nossa cadeia produtiva. Coronel Vivida tem uma produção bastante grande. Agora queremos melhorar a qualidade do nosso produto”, afirmou a secretária. 

Produtores de várias comunidades participaram. Clair Tonon Dall'Igna e Vilson Dall'Igna ficaram bastante satisfeitos com a palestra. “Precisamos prestar atenção na pastagem e dar água à vontade, onde a vaca estiver, para melhorar a produção. Temos uma propriedade de pequeno porte e por isso temos que nos organizar para buscar o bem-estar do animal e assim podermos incrementar nossa produção”, analisou Clair. 

Tamires Dalla Costa é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Entre atuar na área de contabilidade em um escritório da cidade ou aplicar seus conhecimentos gerenciais na produção da família, ela optou pela segunda alternativa e, até agora, não se arrependeu. “Eu tento fazer o gerenciamento da propriedade. O que tira um pouco do nosso lucro são os custos, mas hoje na palestra vi que podemos cortar alguns gastos buscando melhorar no planejamento da produção”, destacou. 

Tais Martinello dos Santos destaca que as mulheres estão ajudando a impulsionar a produção de leite porque têm um olhar mais detalhista para a produção. “Sempre acabamos aprendendo nessas palestras. Já estamos há dez anos nesse meio e muitas coisas acabamos não sabendo como fazer. Levar a água no piquete da água e cuidar melhor das bezerras, por exemplo, são alguns dos aprendizados que levaremos para a propriedade. Esses detalhes com certeza ajudarão a melhorar nossa produção”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação