Para Douglas Fabrício, o esporte transforma vidas e constrói sonhos Em entrevista ao programa “Política Total”, o deputado que está no quarto mandato recorda sua trajetória e fala sobre os projetos que viraram lei no Paraná.

02/08/2019 12h34 | por Nádia Fontana

O deputado Douglas Fabrício é o entrevistado do programa Política Total, da TV Assembleia, desta segunda-feira (05).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

“A política precisa de caboclo bom”, afirmou o seu Diamiro Fabrício ao filho João Douglas, quando consultado há quase duas décadas sobre o convite que o rapaz havia recebido para disputar uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Hoje, exercendo o quarto mandato parlamentar, o deputado Douglas Fabrício (PPS) é autor de inúmeros projetos de lei, muitos deles transformados em leis que beneficiam milhares de paranaenses.

Em entrevista ao programa “Política Total” da TV Assembleia, que vai ao ar nesta segunda-feira (05), após a sessão plenária, o deputado recorda o início de sua trajetória política, destacando a importância de ações e programas que incentivam a prática de esportes, uma área pela qual tem um interesse muito especial. “O esporte é um instrumento formidável. Ele melhora a saúde, a educação, a segurança, socializa e proporciona renda aos atletas”, observou. Essa identificação com o setor o levou a ocupar por quase quatro anos (de fevereiro de 2015 a abril de 2018) o cargo de Secretário de Esporte e Turismo do Estado do Paraná. “Neste período todos os 399 municípios do Paraná receberam algum tipo de apoio”, informou. Foram criados projetos inovadores como as Arenas Multiuso Esportivas, iniciativa que disponibiliza campos com gramados sintéticos e demais estruturas nos municípios.

Atletas – Hoje ele é presidente da Comissão de Esportes da Alep e também integra a Comissão de Finanças e Tributação. E, acaba de apresentar um projeto de lei (nº 463/2019) que tem o objetivo de promover o desenvolvimento do esporte olímpico e paralímpico no Paraná, com o Programa de Governo Geração Olímpica (Talento Olímpico do Paraná), e cria um Fundo Estadual. O programa funcionará por meio de concessões de bolsas de incentivo a atletas e treinadores praticantes do esporte escolar e de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas – individuais e coletivas. “Além de tornar o estado referência no esporte olímpico e paralímpico, nossa proposta valoriza os nossos talentos e incentiva a prática do esporte entre crianças e adolescentes, ampliando o número de praticantes.”

Zelador – O deputado Douglas Fabrício fala ainda durante o programa sobre o primeiro emprego, aos 14 anos, em Roncador, sua terra natal. Naquela ocasião nem imaginava que um dia iria ingressar na política: “Fui trabalhar de zelador numa loja de tecidos. Meu pai arrumou esse emprego. Não era fácil. Nem pensava numa carreira política”, conta. Anos depois, entrou na antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Unespar, onde cursou Administração de Empresas. Nesta época percorria 100 quilômetros todos os dias para estudar e conquistar o diploma universitário.

Trabalhou também na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil, foi professor de graduação e pós-graduação na Fecilcam e no Imep/Campo Mourão, funcionário da Coamo Agroindustrial Cooperativa e consultor no Sebrae/PR. Ele acredita que o convite para ingressar na política foi consequência de todas essas atividades desenvolvidas na região, que sempre o colocaram em contato com a população. “Mas, nas duas primeiras eleições que disputei (foi candidato a deputado federal e prefeito de Campo Mourão, obtendo expressivas votações) não fui eleito”, lembra.

No interior – Atualmente, os pais – seu Diamiro e dona Cecília – ainda moram em Roncador, onde o deputado, que fixou residência em Campo Mourão, está toda semana. “Na quarta-feira ou na quinta-feira já estou voltando para a região”, observa. Ele entende ser fundamental esse contato permanente com os cidadãos, com as lideranças dos municípios. “É importante ouvir sempre as pessoas”, sublinha. Douglas Fabrício enfatiza ainda que as portas do seu gabinete na Assembleia, igualmente, permanecem abertas para todo mundo. Segundo ele, é desse contato que surgem ideias que são transformadas em projetos, que quando transformados em leis trazem benefícios aos paranaenses.

Agora é lei – Direitos das mulheres, dos consumidores, agricultura, empreendedorismo e Santas Casas também fazem parte dos temas abordados pelo parlamentar em pronunciamentos e nos projetos apresentados na Alep. Reitera que é através do processo legislativo, movido por discussões e votações, que surgem importantes leis. É de sua autoria, por exemplo, a Lei estadual nº 15.627/2007. Ela dispõe que os prestadores de serviços continuados ficam obrigados a assegurar aos consumidores a faculdade de solicitar o cancelamento do serviço pelos mesmos meios com os quais foi solicitada a aquisição. Virou lei também a proposta que cassa a inscrição junto ao Cadastro de Contribuintes do ICMS, dos estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, distribuindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de cargas ilícitas, furtadas ou roubadas (Lei estadual nº16.127/2009).

Na entrevista, Douglas Fabrício comenta ainda uma outra proposição relacionada à cultura, que começou a ser debatida na Alep há poucas semanas: o projeto (de nº 492/2019) que institui o “Dia Estadual do Heavy Metal”, a ser comemorado no dia 8 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu recentemente.

TV Assembleia – Confira a entrevista do deputado Douglas Fabrício, que tem o maior número de mandatos da história da região de Campo Mourão, sintonizando na TV Assembleia. Ou acesse o programa “Política Total”, que está disponível no canal do YouTube do Legislativo. É só clicar no link: https://bit.ly/2ZLXu3J.