A campeã mundial de acordeão, a paranaense Maryanne Francescon, de 19 anos de idade, esteve na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (15), quando fez uma breve apresentação musical no início da sessão plenária. A artista é de Medianeira e começou a tocar o instrumento com apenas oito anos, por incentivo do pai, Oly Francescon, que na época era patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade.
“Ela é uma jovem de grande talento, um exemplo para o Paraná e para o Brasil”, afirmou o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, ao receber a acordeonista. Segundo ele, o Poder Legislativo está empenhado em apoiar e incentivar a cultura do estado e vem dando sua contribuição para a divulgação de artistas estaduais. “Precisamos promover nossos artistas”, assinalou Traiano, que é da região do Sudoeste e se emocionou ao ouvir a apresentação de músicas do folclore gaúcho, que fazem parte dos movimentos tradicionalistas do Sul do país.
Maryanne lembrou que ao vencer o concurso World Trophy Accordion realizado na cidade de Spokane, em Washington (EUA), no ano de 2012, acabou conquistando um título inédito para o Brasil. Atualmente ela está em Curitiba ensaiando para tocar com a orquestra Ladies Ensemble, formada só por mulheres, que fará uma única apresentação no espaço do vão livre do MASP, em São Paulo, nesta quarta-feira (17), às 12 horas. Além desse título mundial, Maryanne já foi oito vezes campeã paranaense e cinco vezes brasileira.
A acordeonista hoje cursa a Faculdade de Música na Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila), em Foz de Iguaçu. Mas já chegou a estudar com um professor italiano, via skype, quando se preparava para o concurso nos EUA. Entre seus ídolos na música está o gaúcho Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho, que também toca gaita-ponto. Aliás, Maryanne já subiu no palco do Teatro Paiol, em Curitiba, ao lado de Borghettinho, quando executaram músicas do folclore gaúcho, repertório preferido da jovem. Não é a toa que "Milonga para as Missões", de autoria de Gilberto Monteiro, é sua composição preferida.
Sanfona ou gaita? – Segundo Maryanne o acordeão é também chamado popularmente de sanfona e de gaita. Ele é um instrumento musical de origem alemã. Tornou-se popular principalmente no Nordeste, Centro–Oeste e Sul do Brasil. O instrumento é usado principalmente por artistas ligados ao folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis. Na região Sul do Brasil o acordeão é mais conhecido como gaita e tem papel fundamental na música regionalista. O acordeão diatônico, como o tocado por Maryanne, por sua vez, é chamado de gaita-ponto, gaita-botoneira, gaita de botão ou simplesmente botoneira.