Parte das Demandas Discutidas Na Interiorização Deverá Ser de Investimentos Em Infraestutura

13/06/2011 12h17 | por Rodrigo Rossi

Créditos: Rodrigo Rossi

Investimentos regionais devem marcar as principais reivindicações durante a quarta sessão itinerante da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15), às 18 horas, no Teatro Erenice Sartori (Espaço da Arte), em Francisco Beltrão. Temas como saúde, educação, emprego e segurança, assim como melhorias diretas nas condições da cadeia produtiva, também farão parte das importantes demandas apresentadas ao Legislativo. Mas na opinião dos parlamentares, o Sudoeste diferencia-se das outras localidades basicamente pelas características geográficas e econômicas. Portanto, a aplicação de fortes recursos na infraestrutura da região serão temas prioritários na interiorização.
“O Sudoeste pertence a uma faixa de fronteira. O planejamento das rodovias foi feito pelo exército nacional. Isso quando se começou a colonizar o Sudoeste. Precisamos de terceira faixa e readequar rodovias. Existem também demandas educacionais e de saúde. Tem ainda, por ser faixa de fronteira, a questão de integração para medidas de segurança”, avalia o deputado Augustinho Zucchi (PDT), lembrando das características regionais. “O Sudoeste é a região do Estado com melhor distribuição fundiária, talvez uma das melhores do Brasil. Há um significado, um valor dado pela terra, advindo da revolta de 57, a única manifestação civil vitoriosa no Brasil. Então são muitas demandas. Em agroindustrialização, revitalização das nossas rodovias, enfim, várias solicitações dos municípios”.
Região de intensa produção agrícola, especialmente milho e soja, o Sudoeste é ainda potencial criador de frangos e bovinos. Os setores moveleiro e têxtil também colocam o Sudoeste como uma das referências do Paraná. “O Sudoeste é uma região essencialmente agrícola e de uma composição social diferente no Paraná, uma vez que é uma região de minifúndios. É preciso melhorar a condição de vida das pessoas com a geração de empregos com indústrias. O segundo ponto é a busca da potencialização regional, como o turismo rural, que pode gerar muitos empregos. É a indústria sem chaminé”, afirma o deputado Nereu Moura (PMDB).
Quem partilha a mesma opinião é o parlamentar Anibelli Neto (PMDB). Embora no primeiro mandato, mas com tradição política na região (filho e neto de ex-deputados), ele explica a característica do povo local e, consequentemente, das suas aspirações. “O Sudoeste tem uma estrutura diferente do restante do Paraná. São pequenas propriedades, gente trabalhadora, gente que sabe plantar, sabe produzir e que precisa de condições para isso, de estradas para deslocar esse produto, condições para poder armazenar. Basicamente emprego e condições para produzir. E a questão da saúde. O Hospital de Beltrão, que foi inaugurado no ano passado, é uma referência em toda região”.
Pleitos – Reivindicações setorizadas devem permear as discussões no transcorrer da sessão itinerante, quando as entidades poderão apresentar suas demandas aos parlamentares. Para o deputado Nelson Luersen (PDT), os municípios do Sudoeste já apresentaram uma série de solicitações, até mesmo aos candidatos ao governo do Estado na eleição do ano passado. De acordo com ele, a agricultura familiar é a mola propulsora da economia na região, portanto, as demandas deverão possuir relações com a característica dos municípios que formam o Sudoeste.
 “Tem uma reivindicação antiga que é a Carta do Sudoeste. Ela foi muito bem estudada por todas as entidades da região. As entidades vão reivindicar o que está na carta, ou seja, melhoria na infraestrutura regional, como as rodovias, aeroporto regional, investimentos na saúde, na educação e um projeto de desenvolvimento e crescimento da nossa região, em razão da distância da capital e do isolamento dos grandes centros”, considera o parlamentar pedetista.