O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) quer agilizar a conclusão da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, que passa pelo Paraná, na região dos Campos Gerais. Ele esteve em Brasília na tarde desta quarta-feira (11) solicitando ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a aprovação do anteprojeto que se encontra na diretoria de planejamento do DNIT, para que seja dado início ao processo de licitação das obras. O objetivo é que a rodovia contribua para a integração de todo o país, ligando o Sul ao Sudeste.
“A Transbrasiliana trará progresso para os paranaenses e acredito que, em pouco tempo, as obras serão concluídas. Ela será fundamental para o crescimento econômico e desenvolvimento social do estado, atendendo diversos municípios dos Campos Gerais. A rodovia é uma nova forma de contato entre as cidades, contribuindo para o abastecimento do país e transporte de passageiros”, frisa Pauliki. A região dos Campos Gerais possui localização privilegiada. Além de ser o maior entroncamento rodoferroviário do Sul do Brasil, conta com aeroportos e portos nas proximidades. “O Paraná é um estado importantíssimo para a economia brasileira e precisa contar com meios alternativos de deslocamento entre as cidades”, argumenta.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Osmar Blum, a obra é uma questão de justiça social. “Não podemos admitir que a rodovia não esteja finalizada justamente no trecho que passa por uma das regiões agrícolas mais produtivas do Paraná, os Campos Gerais, principalmente entre as cidades de Tibagi e Ipiranga. A Transbrasiliana irá beneficiar uma região que há muito tempo está esquecida, trazendo progresso e benefícios para os municípios”, enfatiza.
No Paraná, a Transbrasiliana começa em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e termina em General Carneiro, no Sul. Os 50 quilômetros entre Imbituva e Alto do Amparo, distrito da cidade de Tibagi, passando pela cidade de Ipiranga, é o único trecho da BR-153 não pavimentado do Brasil.
Transbrasiliana– A rodovia Transbrasiliana era o sonho do presidente Jus¬¬celino Kubitschek. Concebida nos anos 60 para integrar o Brasil de Norte a Sul, a BR-153 esbarrou no Paraná. A quarta maior rodovia do Brasil liga a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. A BR-153 é uma das principais vias de acesso da região Centro-Oeste e Meio-Norte às demais regiões do Brasil. Ela passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.