Péricles de Mello defende a importância do diálogo ao falar sobre a Semana da Cultura da Paz Programação da Semana da Cultura da Paz se estende até o próximo dia 27, com inúmeras atividades educativas e culturais.

21/09/2015 16h54 | por Nádia Fontana
Deputado Péricles de Mello (PT).

Deputado Péricles de Mello (PT). Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Péricles de Mello (PT).

Cérys Tramontini, representante do Centro da Cultura Tibetana no Brasil, foi uma das homenageadas com diploma de Menção Honrosa.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Cérys Tramontini, representante do Centro da Cultura Tibetana no Brasil, foi uma das homenageadas com diploma de Menção Honrosa.

O deputado Péricles de Mello (PT), coordenador do Conselho Parlamentar da Cultura da Paz (Conpaz), defendeu na sessão plenária desta segunda-feira (21) da Assembleia Legislativa, durante pronunciamento sobre a Semana da Cultura da Paz, a opção pelo diálogo como o caminho para a construção de um mundo melhor para todos. Segundo ele, que lembrou que nesta data era celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Paz, a cultura da paz vem para transformar os conflitos, entendê-los e superá-los com uma nova dinâmica de negociar, de forma pacífica.

Péricles de Mello, que preside a Comissão de Cultura, argumentou que é o diálogo que traz respostas para a intolerância religiosa e de gênero, por exemplo. O deputado enfatizou que é preciso reconhecer no conflito uma energia que pode ser transformada para o bem, e que tem condições de agregar e unir as pessoas em busca de soluções que trarão uma situação melhor para as futuras gerações.  A Semana da Cultura da Paz, que está em sua segunda edição, foi aberta no último domingo (20). Até o próximo dia 27 diversas entidades participam de uma programação de atividades que envolvem seminários e apresentações culturais.

Também falou nesta sessão a professora Elen Fabiana Tenório Camilo Luz, colabora do Conpaz de Londrina, que fez um breve relato das ações desenvolvidas em seu município e destacou a importância da formação de facilitadores que disseminem a proposta da cultura da paz. Já Cérys Tramontini, representante do Centro da Cultura Tibetana no Brasil, destacou a importância da prática da Justiça Restaurativa – que vem se expandindo pelo país – e do desenvolvimento dos estudos de paz, que começam a ser implementados no Brasil. Durante a sessão foram homenageadas entidades e personalidade que participam desse movimento com a entrega de diplomas de menção honrosa.

Audiências – O ponto alto da edição deste ano são as audiências públicas com seminários abordando temas relacionados à Cultura da Paz e Direitos Humanos. No total serão realizadas três audiências públicas. Duas acontecem nesta terça-feira (22): a primeira às 14 horas, no campus central do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e às 19 horas, será promovida uma reunião na Regional da Cidade Industrial de Curitiba. A terceira acontece na quarta-feira (23), às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A Semana da Cultura da Paz teve início no último domingo (20), quando os times do Atlético e do Coritiba promoveram o “Atletiba Pela Paz” no Estádio Couto Pereira.

Dentro da programação da Semana da Paz, acontece na quarta-feira (23), no Instituto Federal do Paraná, o seminário sobre Direitos Humanos. Na quinta-feira (24), no terreiro de umbanda “Das Marias”, ocorre a celebração do culto ecumênico em favor do diálogo inter-religioso. Na sexta-feira (25), nas Ruínas de São Francisco, haverá o “Encontro dos MCs Pela Paz” e, encerrando a programação, domingo (27), a partir das 10 horas, no Teatro Guaíra, será realizado o “Concerto pela Paz”, com a participação especial da Orquestra Sinfônica do Paraná.

CONPAZ – O órgão responsável pela Semana da Cultura da Paz, o Conpaz, foi criado na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT) e conta com a participação de inúmeras entidades religiosas, culturais e de defesa dos direitos humanos, além de parlamentares de todos os partidos, com o objetivo de debater e disseminar a cultura da paz na sociedade. O projeto, suprapartidário, foi construído com base no movimento criado pela Unesco, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU). O Conpaz atua na promoção da cultura e educação que visem incentivar iniciativas que promovam a paz em todas as suas dimensões, entendida na grandeza integral do ser humano, em perfeita comunhão com os demais seres vivos, e tem entre seus fundamentos o respeito à vida e à diversidade, em todas as suas formas.

Informações complementares e a programação completa da Semana da Cultura de Paz 2015 podem ser acessadas no Facebook da Conpaz.

 

 

Ouça o Podcast relacionado

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação