Políticas públicas e proteção aos animais são temas de debates na Assembleia Na segunda-feira o delegado Matheus Laiola fala sobre a atuação da Delegacia no combate aos maus tratos dos animais. Na terça, audiência debate políticas públicas.

19/08/2019 09h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Audiência pública proposta pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais acontece na próxima terça-feira (20) no plenarinho para debater políticas públicas em defesa dos animais.

Audiência pública proposta pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais acontece na próxima terça-feira (20) no plenarinho para debater políticas públicas em defesa dos animais.Créditos: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Audiência pública proposta pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais acontece na próxima terça-feira (20) no plenarinho para debater políticas públicas em defesa dos animais.

A próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná será marcada por debates que envolvem a proteção animal. O trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que, entre outras ações, está a de combater os maus tratos dos animais, será apresentado durante o grande expediente da sessão plenária na segunda-feira (19), a partir das 14h30.

O delegado titular da Delegacia, Matheus Laiola, falará sobre as atividades de proteção ambiental no Paraná, a convite do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Entre alguns dados que serão apresentados está o número de denúncias que a Delegacia recebe sobre os maus tratos animais. Por mês são, em média, 300 denúncias. Nos últimos meses já foram resgatados mais de 500 cães e gatos de canis clandestino de Curitiba e Região Metropolitana ou que estavam em condições de maus tratos, como exemplo, os mais de 100 resgatados nessa semana em canis e pet shops na capital paranaense.

“A delegacia está localizada em Curitiba, mas atua em todo o Paraná em parceria com outras unidades da Polícia Civil”, explicou o delegado.

Entre as funções da delegacia estão a investigação, prevenção e apuração das infrações contra o Meio Ambiente, incluindo fauna e flora. A principal atuação tem sido o combate de maus tratos dos animais.

“É uma delegacia muito importante para o Paraná, que desempenha um papel fundamental para a preservação do meio ambiente, e principalmente contribuiu à causa animal”, disse o deputado Guerra que solicitou ao Governo do Estado a implantação da Delegacia Eletrônica de Proteção Ambiental.

Audiência pública – Já a modernização da legislação estadual de proteção animal, o resgate e atendimento de animais silvestres, a caça e o tráfico de animais silvestres, o panorama atual e planos do Governo Estadual para a proteção animal, bem como questões de saúde pública serão tema de uma audiência que acontece na próxima terça-feira (20), a partir das 9 horas. A proposta do encontro é do deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, em parceria com o deputado Alexandre Amaro (PRB), que também é membro da Comissão.

Estão previstas as participações do professor-doutor Vicente de Paula Ataíde Júnior, referência acadêmica no Brasil em relação ao Direito Animal; da professora-doutora Rita de Cássia Maria Garcia, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR com especialização em Saúde Pública, Bem-Estar Animal; do professor-doutor Rogério Ribas Lange, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR e presidente de Honra da Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens; da senhora Virginia Talbol analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio desde 2009, atualmente em exercício no Núcleo de Gestão integrada - NGI Antonina-Guaraqueçaba; e da doutora Fabiana Campos diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação