Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Pontal do Paraná tem que decidir se quer ser porto ou balneário, afirma Rasca

O deputado Rasca Rodrigues (PV) participou nesta quarta-feira (11) da audiência pública convocada pelo Grupo de Apoio ao Litoral Paraense (Galp), que é coordenado pelo deputado estadual Ney Leprevost (PSD), convocada para debater a infraestrutura e o desenvolvimento do Litoral do Paraná, especialmente, a criação do Porto de Pontal, no município de Pontal do Paraná. “É fundamental que a sociedade discuta a criação deste porto. Teremos que decidir se queremos que Pontal vire um porto ou se queremos que continue a ser um balneário. Por isso, reuniões como esta são fundamentais”, disse.

Rasca disse que não há como estrangular a criação de novos aeroportos e novos portos no país. “O desenvolvimento econômico obriga novas obras de infraestrutura. A solução é fazê-las com o menor impacto social e ambiental possível. É isso que a questão do Porto de Pontal tem que abordar com muita seriedade”, declarou. Rasca reconhece que a criação do Porto de Pontal é importante e é estratégico. “Mas temos que avaliar os custos. Comparar as vantagens e benefícios. E, depois, decidir da melhor maneira para todos os envolvidos neste processo”.

“Os impactos da implantação de um porto podem ser muito negativos. Não só para o meio ambiente, mas socialmente. Hoje Pontal tem 20 mil habitantes. Dizem que todo o complexo que envolve o empreendimento pode gerar até 60 mil empregos. Então? Onde essas pessoas vão morar, por exemplo? E existem muitos outros aspectos que devem ser pensados a respeito”, disse.

A audiência pública contou com a participação de diversas autoridades dos municípios litorâneos, entidades de classe e moradores. O deputado Ney Leprevost, do Grupo de Apoio ao Litoral Paranaense (GALP), avaliou positivamente o evento. “É importante esta discussão na Assembleia Legislativa, com a participação da sociedade, de gestores e empresários, porque se coloca neste cenário um assunto de relevância ao desenvolvimento do Paraná e do litoral, com o Porto de Pontal”, disse Leprevost.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação