Os prefeitos Donaldo Wagner (Terra Roxa) e Fabian Persi Vendrúsculo (Guaíra) acompanhados do Deputado Estadual Elton Welter protocolaram, ontem à tarde, na Procuradoria da República em Umuarama um pedido para que o Ministério Público Federal cobre obras de conservação nas rodovias BR 163 que liga Guaíra a Marechal Cândido Rondon e na BR 272 que liga Francisco Alves a Guaíra. Em nome de uma comissão formada por cinco prefeitos e 45 vereadores os prefeitos solicitaram que a Justiça interfira e exija que o Governo Federal execute o serviço. Após protocolar o documento a comitiva esteve na redação do Ilustrado para falar sobre o problema.O documento entregue à Justiça foi elaborado durante dois protestos que fecharam a ponte Ayrton Senna em Guaíra na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul por duas vezes no meses de setembro e outubro deste ano. Nele estão contidas as assinaturas dos prefeitos Valter César Rosa (Francisco Alves), Vilson Schwantes (Mercedes) e Edson Wasen (Marechal Cândido Rondon) além de Donaldo e Fabian. Os prefeitos também anexaram as justificativas para o pedido.“Os protestos não estão descartados, mas decidimos pedir ajuda à Justiça. Como através dela o governo está recuperando a ponte sobre o rio Piquiri na BR-272 é possível que também faça essas obras também”, afirmou o prefeito Donaldo Wagner.Segundo o prefeito Fabian Persi Vendrúsculo, desde que assumiu a prefeitura reivindica a obra, porém não obteve nenhuma resposta. Encaminhou ofícios às autoridades, mas nenhuma providência foi tomada pelo governo. “Meu município é um dos mais prejudicados o acesso a ele é feito pelas duas rodovias”, reclamou.De acordo com o Deputado Estadual Elton Welter, o impasse para que a obra seja executada se deve ao fato do Ministério dos Transportes afirmar que as rodovias foram transferidas para o Estado e o governador Roberto Requião não reconhecê-las como de sua responsabilidade, em razão da União não repassar recursos para a manutenção. “Elas foram transferidas através de uma medida provisória em 2002 e junto com elas uma verba de R$ 32 mil por quilômetro, mas os ex-governos usaram o dinheiro para regularizar suas contas e não investiram na conservação. Agora estamos tentando que um novo pacto seja feito e a União faça as obras”, explicou o deputado.Precárias Há seis anos que as lideranças regionais cobram as obras de conservação das rodovias. Consideradas principais corredores de escoamento de produtos agrícolas e industrializados elas estão praticamente intransitáveis.Desde 1999 que as lideranças políticas regionais reivindicam a conservação dos dois trechos que compreendem 63 quilômetros de Guaíra a Marechal Cândido Rondon e outros 42 quilômetros entre Francisco Alves e Guaíra. A estimativa é que seja necessário um investimento de R$ 230 a R$ 250 mil por quilômetro o que exige uma verba aproximada de R$ 40 milhões.Cansadas de esperar por uma resposta as lideranças entraram na Justiça para pedir a obra, o processo está tramitando na 1ª Vara Federal em Umuarama. Este ano o Ministério Público Federal conseguiu uma liminar que obrigou o Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte recuperar a ponte sobre o rio Piquiri que ameaçava desabar.