Direito Eleitoral é o tema do programa Espaço da Cidadania que será apresentado pela TV Assembleia, órgão de divulgação do Poder Legislativo estadual, nesta sexta-feira (11), às 21h30. O procurador Armando Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Estado do Paraná, fala à jornalista Francielly Azevedo sobre a atuação do órgão incumbido de assegurar a participação do cidadão nas eleições de acordo com o que é disposto em lei.
Ele lembra que o brasileiro ficou por décadas – durante a vigência do regime militar – afastado desta prática básica da democracia, bem como das discussões políticas que poderiam contribuir para aperfeiçoar a sua manifestação através do voto. “É comum as pessoas torcerem o nariz quando se fala de política, esquecendo-se de que ela está presente em praticamente todos os momentos de nosso cotidiano, quando tomamos uma posição ou fazemos uma escolha. Sem uma ampla participação popular não vamos resolver nossos problemas. Precisamos agir mais e reclamar menos”, observa, acrescentando que o Ministério Público busca resolver os conflitos quando estes se apresentam, “mas é o cidadão que pode fazer as transformações que a sociedade almeja”.
O programa Espaço da Cidadania pretende contribuir para aumentar a integração do cidadão com os poderes constituídos através de entrevistas com representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Os convidados são instados a esclarecer, de maneira coloquial e objetiva, as formas possíveis de acesso aos órgãos públicos na defesa de direitos e da cidadania. Vai ar pelo canal 16 da NET, todas as sextas-feiras, às 21h30, com reprise aos sábados, às 13 horas. O programa também pode ser acompanhado pelo site da Alep.