Projeto Institui o “dia da Revolta dos Posseiros do Sudoeste do Paraná”

08/06/2011 18h44 | por Nádia Fontana
Os deputados aprovaram na sessão de hoje (8), em redação final, o projeto de lei nº 247/11, de autoria dos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Anibelli Neto (PMDB), que inclui no calendário oficial do estado o Dia da Revolta dos Posseiros do Sudoeste do Paraná. A data será festejada no dia 10 de outubro: “Nada mais justo termos essa data comemorada anualmente. Esse fato faz parte da história do Paraná, em especial do Sudoeste”, destacou Traiano, líder do Governo. 
Segundo Traiano, a Revolta dos Posseiros, que ele próprio vivenciou da janela de casa, representa a maior e melhor reforma agrária do Brasil. “Ao contrário do que acontece atualmente na reforma agrária, a Revolta dos Posseiros defendeu a posse de terras e foi reconhecida nacionalmente”, comentou. De acordo com o projeto, a inclusão da data no calendário de festas do estado representa o reconhecimento à luta do povo paranaense.
Conflito - Na década de 1950, o Sudoeste paranaense foi palco de intenso conflito pela posse de terra, envolvendo posseiros, companhias colonizadoras e o poder público. Em 1957, colonos e posseiros organizaram diversas estratégias de resistência e luta às investidas de jagunços contratados pelas companhias grileiras. Em outubro daquele ano, colonos e posseiros se organizaram em um conflito armado, tomaram as suas cidades e expulsaram as companhias de terras e os jagunços, além de exigir a designação de novas autoridades municipais. O ápice ocorreu no dia 10 de outubro, no município de Francisco Beltrão. Em 1962, o então presidente João Goulart esteve na região, acompanhado do governador Ney Braga, buscando resolver definitivamente a situação.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação