O projeto que institui o Dia e a Semana do Surf no Calendário Oficial de Eventos do Paraná foi aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda (7) na Assembleia. O autor da proposta, deputado Felipe Francischini (SD) disse que o esporte está crescendo do estado e sendo praticado principalmente por moradores do litoral, incentivando jovens a trocarem as ruas pelo surf.
(Sonora)
Além da CCJ, o projeto passou ainda pelas comissões de Esportes e da Juventude da Casa. A data escolhida para o Dia e a Semana do Surf no estado é próxima a 21 de dezembro, onde devem acontecer ações de estímulo ao esporte.
Outro projeto que foi aprovado na sessão desta segunda, já em redação final, é o que proíbe a criação de animais – domésticos, domesticados, nativos, exóticos ou silvestres – exclusivamente para a extração de peles. O próximo passo é a sanção do governador Beto Richa. A proposta é também de Felipe Francischini em parceria com rasca Rodrigues (PV). O objetivo é acabar de vez com uma das práticas mais desumanas realizadas atualmente pela indústria têxtil, alegam os deputados. O projeto prevê multa e a cassação do registro de inscrição estadual do criador, em caso de reincidência. Mais 16 projetos foram aprovados na sessão.