Recalcatti conta ao Café com Política os casos que lhe renderam fama na polícia Deputado que exerce seu segundo mandato fala à atração da TV Assembleia sobre as muitas investigações nos 30 anos de carreira policial.

07/06/2019 13h41 | por Trajano Budola

Deputado Delegado Recalcatti, o xerife da Alep, é o entrevistado da semana do programa Café com Política, da TV Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O chimarrão, trazido da tradição familiar firmada nas terras sudoestinas de Francisco Beltrão, deu ao deputado Delegado Recalcatti (PSD), catarinense de nascença, o hábito de levantar cedo para a roda de conversas na cozinha de casa. E é com a cuia em cima da mesa que Recalcatti detalha, em entrevista ao jornalista Luiz Ribeiro no programa Café com Política, atração da TV Assembleia que vai ao na quinta-feira (13), casos que lhe renderam fama no combate à criminalidade nos 30 anos de carreira policial, iniciada como detetive em 1979.

Além do chimarrão, o gosto pela vida policial também veio de casa. O pai, logo que chegou a Francisco Beltrão, em 1952, foi designado, por sua liderança regional, delegado ‘calça curta’. “Aquele que não era concursado, mas morador do munícipio com relevância e boa expressão”, explica o parlamentar. Nesta época, conta Recalcatti, ocorreu o episódio conhecido como Revolta dos Colonos, um levante agrário movido por migrantes vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, rechaçado por jagunços. “Um fato histórico importante que vivenciei ainda criança”, fala.

Durante a entrevista, Recalcatti fala da fama do trabalho na linha de frente da Polícia Civil, fazendo questão de estar junto dos investigadores. “Sempre procurava me fazer presente e isto fez que me aproximasse muito do povo”, diz. Relata casos de sequestro, assassinatos, assaltos a banco e desparecimentos de crianças, investigações que marcaram sua trajetória. De acordo com ele, “são histórias para contar”. “É muito interessante ter esta oportunidade de falar em uma entrevista um pouco do que vivenciei antes de chegar ao parlamento. O passado do deputado reflete muito em sua vida pública”, afirma.

O programa - O Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. A atração vai ar todas as quintas-feiras, logo após a transmissão ao vivo da sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao vivo – Ainda dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir o Política Total; o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legisaltiva do Paraná. Além disso, diariamente, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado no site da Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as listas com todos os programas que já foram ao ar e o que foi transmitido ao vivo para consulta da população, inclusive o Parlamentês, um guia para se entender a linguagem usada no Legislativo. As inserções, que também fazem parte da grade da TV Assembleia, explicam de forma simples as expressões e termos usados corriqueiramente pelos deputados.