Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Rede de voluntários vai expor seu trabalho na Comissão de Saúde da Assembleia Ações da Libersol tiveram início em 2017 com foco na economia solidária para promover a reinserção social de pessoas com distúrbios mentais.

13/09/2019 09h15 | por Vanderlei Rebelo
Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Libersol, rede de voluntários que atua nas áreas de saúde mental e economia solidária. A entidade atua hoje em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, mas quer se interiorizar e planeja estender sua ação a outras regiões do Estado.

Para isso, precisa de apoio público e vai buscá-lo na Comissão de Saúde, onde os fundadores da Libersol vão expor seu trabalho. Com esse fim, o presidente da Comissão, deputado Dr. Batista (PMN), convocou reunião do colegiado para a próxima terça-feira, dia 17.

A Libersol surgiu em 2017, tendo como ponto de partida a oficina Economia Solidária e Saúde Mental: Inclusão pelo Trabalho, realizada no final de 2016 numa iniciativa conjunta da Incubadora Social Marista, do setor de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da diretoria de Saúde da Prefeitura de Curitiba.

Profissionais de diferentes áreas constataram que, através da economia solidária, é possível promover a reinserção social – e no mercado de trabalho – de pessoas com distúrbios mentais, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, segundo explica o psicólogo Caíque Setti Franzoloso, um dos fundadores da Libersol.

Em apenas dois anos, a Libersol constituiu 30 grupos de trabalho formados por 250 homens e mulheres atendidos: eles estão se reintegrando à sociedade trabalhando com artesanato, culinária, corte e costura, jardinagem e inúmeras outras atividades. Ofícios que não apenas os trazem de novo à vida ativa, mas lhes restituem a autoestima e o amor da família.

Para desenvolver suas ações, a Libersol tem parceiros na sociedade organizada – um deles é a Associação Arnaldo Gilberti, de atenção a pessoas com transtorno mental. Sua ação depende do trabalho de voluntários e de doações da comunidade. Os responsáveis se reúnem às quintas-feiras no prédio de Terapia Ocupacional da UFPR.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação