Relatório da CPI das Explosões de Caixas Eletrônicos é aprovado

01/03/2016 18h03 | por Kharina Guimarães
Podcast
(Descrição de áudio))

Foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou as explosões de caixas eletrônicos no Paraná. O documento com mais de 400 páginas é resultado de um trabalho de seis meses de audiências comandadas pelo deputado Felipe Francischini (SD), que presidiu a Comissão.

SONORA

O relatório apresenta oito encaminhamentos. São sugestões de ações que devem dificultar a ações dos criminosos, facilitar as investigações e garantir maior segurança aos clientes. Entre as medidas previstas,  está a criação de uma Vara especial para esse tipo de crime, campanhas de orientação à população e a apresentação de projetos de lei que regulamentem o setor. Segundo Francischini,  a intenção é fazer uma grande articulação sobre o tema.

SONORA

Para entender a atuação dos criminosos no Paraná, os deputados ouviram os depoimentos do diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, da diretora do Procon, de representantes da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) e do Exército. A comissão foi instalada depois de um aumento de 45% no registro de explosões de caixas eletrônicos nos dois primeiros meses de 2015. Uma força-tarefa foi montada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para conter a ação dos grupos organizados.

A CPI também teve a participação dos deputados Missionário Ricardo Arruda (PSC), Professor Lemos (PT), Anibelli Neto (PMDB), Rasca Rodrigues (PV) e Francisco Buhrer (PSDB).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação