Reunião Discute Projetos de Lei Sobre Sacolas Plásticas

13/06/2007 16h48 | por Jornalista: Daniel Caron / (41) 8819-1153
A Deputada Rosane Ferreira (PV) participou hoje, dia 13, de reunião da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia Legislativa que debateu o projeto de lei que cria o programa de incentivo à substituição das sacolas plásticas pelas biodegradáveis no comércio do Paraná. Além do projeto de Rosane, estavam em pauta os projetos de lei dos deputados Caito Quintana (PMDB) e Stephanes Júnior (PMDB) que também tratam das sacolas biodegradáveis. A reunião foi prestigiada ainda pelo vice-governador Orlando Pessuti e pelo do secretário de Meio Ambiente Raska Rodrigues. O debate manteve um alto nível técnico.Os números da indústria do plástico foram apresentados por Celso Luiz Gusso, representante da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). A produção fica em torno de 5 milhões de toneladas por ano Como empresário, Celso Luiz Gusso já produz sacolas oxi-biodegradáveis e afirma que impacto de adaptação é pequeno. Na que possa atrapalhar o desempenho da indústria do plástico.Eduardo Van Roost, da Res Brasil – empresa que produz as enzimas que tornam o plástico biodegradável, explicou que as sacolas mantém as características todas as características do plástico convencional. Disse ainda que o custo da enzima também é relativamente baixo e não chega a atrapalhar a indústria do plástico. As sacolas com a enzima começam a se degradar em contato com luz, umidade e intempéries. Degradam-se em 180 dias.Rosane defendeu ainda que fosse agrado maior valor ao plástico como matéria-prima para reciclagem. Hoje muito pouco do que circula no comércio é reciclado. Menos de 25%. “Se o plástico tivesse mais valor, como o alumínio, seria alternativa de renda para muitas famílias”, disse Rosane.