Rossoni participa de ato que marca retorno do Governo ao Palácio Iguaçu

25/01/2012 14h40 | por Sandra C. Pacheco, com a colaboração de Adriana Ribeiro
Ato solene marca retorno do comando da administração estadual para o Palácio Iguaçu.

Ato solene marca retorno do comando da administração estadual para o Palácio Iguaçu.Créditos: Nani Gois/Alep

Ato solene marca retorno do comando da administração estadual para o Palácio Iguaçu.
Ao participar do ato solene que marcou o retorno do comando da administração estadual para o Palácio Iguaçu na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), destacou a emoção de pisar novamente no local, após nove anos. Ele disse que não conseguia sentir o Palácio Araucária como a efetiva sede do Governo do Estado: “Depois de nove anos estou voltando ao Palácio Iguaçu e com a satisfação de ver governando o Paraná a pessoa que todos nós sonhávamos”. Rossoni foi a única autoridade a se manifestar durante a cerimônia, além do próprio governador Beto Richa (PSDB).

Também acompanharam a solenidade o 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM), o 1º vice-presidente, deputado Artagão Júnior (PMDB), o 2º vice-presidente, deputado Augustinho Zucchi (PDT), o líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), além de vários outros parlamentares estaduais e federais. Plauto Miró disse que se sentia especialmente honrado em participar da cerimônia. “Neste momento o governador Beto Richa assume sua posição de comandante do Estado, neste velho e agora novo Palácio, palco de decisões importantes que aconteceram em nosso Estado ao longo das últimas décadas”.

Precursor – O Palácio Iguaçu é o prédio principal do complexo do Centro Cívico, idealizado e inaugurado pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto em dezembro de 1953, quando se comemorou o centenário da emancipação política do Estado.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em processo que teve início ainda em 2003, o conjunto de edifícios que compõem o Centro Cívico inclui a sede da Assembléia Legislativa (Palácio 19 de Dezembro e Plenário), fruto de projeto desenvolvido pelo arquiteto carioca Olavo Redig de Campos, formado pela Escola Superior de Arquitetura de Roma em 1931. Originalmente ele era composto por três edifícios, o das Secretarias, o do Plenário e o das Comissões. Localizado à esquerda do Palácio Iguaçu, foi projetado como uma casa aberta, com uma grande rampa a partir da praça possibilitando a entrada no edifício do Plenário. A inauguração do primeiro edifício só ocorreu em fevereiro de 1963, quase dez anos após a inauguração da sede do Poder Executivo.

Construído sete anos antes, o Centro Cívico paranaense é considerado um precursor da renovação arquitetônica representada por Brasília. Foi o primeiro projetado com essas características no Brasil, as linhas modernas, muito concreto armado e vidros. Seus prédios começaram a ser erguidos em 1952, em área definida pelo Plano Agache no início da década de 1940, adotando os pressupostos e conceitos implementados pelos arquitetos americanos Sert e Wiener e pelo francês Le Corbusier.

Nessas propostas, o Centro Cívico é dirigido às atividades culturais, recreativas, administrativas e comerciais, com edificações dispostas ao redor de uma praça de uso exclusivo de pedestres, com circulação e estacionamento de veículos em sua periferia. Fiel a essa idéia, o programa proposto para Curitiba acabou reduzido ao longo de sua materialização à condição de centro administrativo destinado a concentrar o poder público estadual. Ainda assim, tem seu valor histórico reconhecido por ser o primeiro do País e por constituir-se em um monumento da arquitetura moderna.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação