Sessão Itinerante Em Francisco Beltrão Confirma Nova Relação da Assembleia Com a Sociedade

10/06/2011 17h01 | por Rodrigo Rossi / Foto de Flávio Pedron/ Jornal de Beltrão
A proposta de interiorização da Assembleia Legislativa, além de permitir a proximidade da população com os parlamentares, assinala novos padrões no relacionamento da Casa com a sociedade. Não será diferente no dia 15 de junho em Francisco Beltrão, quando acontece a quarta sessão de interiorização no Teatro Erenice Sartori (Espaço da Arte), a partir das 18 horas. Com a nova prática, os paranaenses que precisam dar voz às demandas e reivindicações regionais deixam, neste momento de interiorização, de buscar a “Casa do Povo” na Capital, muitas vezes distante e até mesmo inacessível para alguns, para recepcionar o Poder Legislativo perto dos seus lares.
“As pessoas têm possibilidade de manifestação direta, não precisando se deslocar até Curitiba. Há um significado inverso no deslocamento. A Assembleia vai ao interior. Acho uma iniciativa importante. E tem sido muito produtiva nos lugares onde aconteceu”, afirmou o deputado Augustinho Zucchi (PDT), que representa o município de Pato Branco. Segundo ele, existe no Sudoeste um sentimento muito aflorado em relação ao comportamento político e à fiscalização permanente das lideranças que surgem nos municípios da região. “O Sudoeste é politicamente bem organizado, as pessoas participam, são exigentes e criteriosas. Nós temos uma base política fortíssima na região. Tenho certeza que a população, através das entidades e lideranças, vai comparecer”, complementa o parlamentar.
Na mesma linha, o deputado Nelson Luersen (PDT) define o Sudoeste como uma região extremamente rigorosa nas suas pretensões, reforçando a expectativa em relação ao deslocamento da Casa à região. “O povo de Beltrão está eufórico por poder receber uma grande quantidade de deputados, de receber a Assembleia Legislativa e poder fazer as reivindicações diretamente ao presidente, à Mesa e aos deputados”.
Sintonia – A definição mais próxima do papel do deputado na sua relação com a região e com a população é feita pelo deputado Nereu Moura (PMDB). Representante do Sudoeste, ele também avalia que a interiorização oportuniza a discussão por parte da sociedade sobre os interesses localizados. “O Poder Legislativo e os deputados são os representantes da comunidade. E o representante, para estar sintonizado com os sentimentos da população, precisa estar perto da população. Então é um grande serviço que está sendo prestado ao Paraná, indo ao encontro da comunidade para que ela possa, de viva voz, manifestar os seus sentimentos”.
De acordo com Moura, cabe ao Legislativo, ao final do ciclo de interiorização, debater as demandas apresentadas nas reuniões pelo Estado, que poderão ser viabilizadas por meio de projetos de lei ou encaminhamentos ao Poder Executivo. “As sugestões serão acatadas e poderão se transformar em iniciativas contundentes no Poder Legislativo, para que através de votações ou encaminhamentos aos órgãos competentes este sentimento possa se tornar realidade. Na verdade, o Poder Legislativo assume a responsabilidade de realizar os sonhos da população”, considera.
Resultados – Embora no primeiro mandato, mas de uma família de tradição política no Sudoeste, o deputado Anibelli Neto (PMDB) classifica dois momentos para a interiorização. O primeiro seria a prestação de contas pelo Legislativo, mostrando as ações da Casa e dos deputados. O segundo seria o levantamento das reivindicações regionais. “É prestigiar a região. Tenho certeza que os deputados vão divulgar o trabalho feito aqui na Assembleia, mostrando para as lideranças, para a população, a sociedade em geral, o que acontece na Casa. As pessoas que lá forem sairão satisfeitas, aprendendo, vendo como o deputado trabalha. Essa é a ideia da sessão itinerante, fazendo com que a população tenha um acesso mais facilitado à Assembleia Legislativa”.
A deputada Rose Litro (PSDB) afirma que é extremamente produtiva a aproximação regional do Parlamento. Também no primeiro mandato, mas com vivência política por ser esposa do ex-deputado Luiz Fernandes Litro, ela entende a interiorização como uma grande oportunidade para a população se manifestar. “A ida da Assembleia para o Sudoeste é muito importante. Teremos as entidades e as pessoas colocando suas expectativas, levando reivindicações e apresentando suas necessidades. Vamos depois estudar os pedidos para viabilizar de alguma forma resultados para a região. É, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade de discussão da região”.