Vacinas: Projeto vai punir fura-filas com multa, perda do cargo e até cassação de mandato

23/06/2021 18h42 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Punição para quem furar a fila da vacina contra a Covid-19 foi aprovada em primeiro turno pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Punição para quem furar a fila da vacina contra a Covid-19 foi aprovada em primeiro turno pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Punição para quem furar a fila da vacina contra a Covid-19 foi aprovada em primeiro turno pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Em meio a denúncias  de pessoas   fora dos grupos prioritários, sendo imunizadas de forma irregular,  os chamados fura-filas, a  Assembleia Legislativa do Paraná, aprovou, em primeiro turno de votação, na sessão plenária desta quarta-feira (23), um  projeto de lei que prevê penalidades severas e multas pesadas, tanto para quem receber como para quem aplicar a vacina de forma ilegal. A proposta foi unificada após os deputados Requião Filho (MDB), Plauto Miró (DEM) e Delegado Franscischini (PSL), Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Alexandre Curi (PSB) e Boca Aberta Júnior (PROS) apresentarem projetos similares sobre o tema.      A ideia, de acordo com Traiano, foi reunir todos num único e aprimorado projeto.

(sonora)

No caso do projeto do deputado Requião Filho, em conjunto com Plauto Miró e Francischini,  além da multa, de R$ 56 mil, o infrator ficaria  proibido de obter qualquer tipo de incentivo fiscal junto ao governo, de ingressar em cargos públicos pelo prazo de cinco anos ou poderia ter a perda do cargo decretada imediatamente, caso seja um servidor público. Medidas mantidas  na atual proposta, que segundo Requião Filho,  também proíbe que o infrator tome a segunda dose da vacina.

(Sonora)

O deputado Romanelli lembra que nem sempre as pessoas passam na frente da fila da vacinação por má fé, mas por desespero em um momento de escassez de imunizantes. Mas que a punição precisa existir.

(Sonora)

  Enquanto o projeto tramita, qualquer pessoa pode denunciar irregularidades na ordem de vacinação pelo  telefone 0800 041 1113; pelo site www.cge.pr.gov.br, na aba OUVIDORIA; pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br; pelo Whatsapp (41) 3883-4014; A denúncia pode ser anônima.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação