Augustinho Zucchi
O deputado Augustinho Zucchi foi reconduzido ao cargo de 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, o que ele vê como uma homenagem à sua sigla partidária, o PDT, e uma chance de dar continuidade a processos já iniciados na gestão passada, como a transparência na condução dos trabalhos da Mesa Executiva.

O parlamentar destacou alguns pontos positivos do seu último mandato, entre eles, o da direção dos trabalhos legislativos, tendo ocupado por diversas vezes a presidência das sessões plenárias. Entretanto, ele acredita que novas mudanças poderão ser feitas para aperfeiçoar os trabalhos, como por exemplo, a atuação das Comissões Permanentes da Assembléia, que para ele devem apresentar nesse próximo mandato uma atuação mais ampla.

As Comissões Permanentes são aquelas que tratam da análise dos projetos de lei pertinentes a cada área, como a Comissão de Finanças, que aprecia as matérias com impacto financeiro. Além dessa temos outras 14 Comissões, entre elas podemos destacar a Comissão de Constituição e Justiça, responsável pela análise de todas as proposições quanto à constitucionalidade e à legalidade de cada uma delas.

Zucchi é um parlamentar experiente. Já integrou a Comissão Executiva e atuou em diferentes cargos: 2º secretário e 3º vice-presidente. Agora, como 2º vice-presidente pela segunda vez consecutiva, o parlamentar afirma que o cargo em sua concepção tem o propósito da substituição do presidente quando de sua ausência, porém ele acredita que a função, assim como as demais da Comissão Executiva, terá suas ações ampliadas com a proposta da nova gestão do presidente Nelson Justus, que segundo ele deverá ser feita em colegiado, com a participação de todos os integrantes.

O parlamentar falou ainda sobre os pontos positivos que a Assembléia conquistou ao longo dos anos, como por exemplo, a transparência das atividades parlamentares, o que para ele irá melhorar com a implantação da TV Assembléia. Na visão dele também houve melhorias no setor de comunicação. Zucchi citou a criação do site do Legislativo Paranaense, a concepção de um jornal próprio e a existência de um fotógrafo profissional no ato da condução dos trabalhos legislativos. “Acredito que essa melhora deve continuar, assim como a abertura da casa para a sociedade. No meu entendimento nós deputados devemos desempenhar com honestidade e com trabalho os cargos que a gente ocupa”, conclui.

O deputado é natural de Itapejara d´Oeste, nascido no dia 6 de fevereiro e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994, com 18.622 votos. Na última eleição, Zucchi obteve 87.760 votos. Ao longo desses anos apresentou diversos projetos de lei que constituíram lei e podem ser destacados:

LEI 13.513/02 DA AGROINDÚTRIA – dispõe sobre as normas sanitárias de elaboração e comercialização de produtos agro-artesanais de origem animal e vegetal oriundos da Agricultura Familiar, no Estado do Paraná. Os principais benefícios são o aumento no número de agroindústrias, criação de empregos e diminuição da burocracia na fabricação de produtos agro-artesanais.

LEI 11.803/01 - criou o pólo agroindustrial e eletroeletrônico no sudoeste, atraindo muitos investimentos para a região, gerando empregos e renda .

LEI 11.175/95 DO CALCÁRIO – estabelece subsídio do governo do estado de até 70% do custo final do calcário posto na propriedade aos micro e pequenos produtores rurais. Esta lei já beneficiou mais de 100 mil de agricultores no Paraná.

Em 2012, candidatou-se a Prefeito da cidade de Pato Branco, sendo eleito. Renunciou ao mandato de deputado estadual em dezembro de 2012 para assumir o cargo de prefeito daquele município.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Augustinho Zucchi
×
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação